Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Assessor de Bolsonaro depõe à Polícia Legislativa do Senado sobre gesto ofensivo em sessão

Em sessão de debates, Filipe Martins fez sinalização vista como obscena por parlamentares e similar a identificação de supremacistas brancos; assessor diz que estava só ajeitando o terno

O assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Filipe Martins, prestou depoimento à Polícia Legislativa do Senado Federal nesta quarta-feira (7). Martins foi convocado para esclarecer o gesto que fez, no mês passado, em uma sessão de debates da Casa.

Se for constatada alguma infração, o Senado pode enviar a investigação da polícia interna para o Ministério Público. A TV Globo apurou que as informações devem ser remetidas ao Ministério Público Federal no Distrito Federal. O conteúdo do depoimento está sob sigilo.

Leia também

Em 24 de março, Filipe Martins acompanhou o agora ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, em sessão de debates sobre a atuação do Itamaraty na contratação de vacinas contra Covid. Sentado atrás de Araújo, Martins fez um gesto que foi interpretado pelos parlamentares como "obsceno".

O assessor de Jair Bolsonaro juntou os dedos indicador e polegar da mão direita de forma arredondada e passou sobre o paletó do terno que trajava. O gesto também foi comparado a uma saudação utilizada por supremacistas brancos, já que a mão posicionada desse jeito formaria as letras WP ("white power", ou poder branco).

Depois do episódio, o plenário do Senado aprovou um voto de censura a Martins por classificar o gesto "racista e preconceituoso", compatível com a identificação usada pelo "movimento supremacista branco".

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), determinou que a Polícia Legislativa apurasse o caso. Ele chegou a dizer que poderão ser tomadas medidas "enérgicas", dependendo do resultado da apuração. Pacheco repudiou "todo e qualquer ato que envolva racismo ou discriminação de qualquer natureza" e afirmou que o Senado "não é lugar de brincadeira".

Martins é da chamada ala ideológica do governo, ligado ao escritor Olavo de Carvalho. Mesmo após o episódio, Martins segue como assessor do Palácio do Planalto.

Repercussão

No dia em que Filipe Martins fez o gesto, o Museu do Holocausto se pronunciou. Afirmou ser "estarrecedor" que não haja "uma semana que o Museu do Holocausto de Curitiba não tenha que denunciar, reprovar ou repudiar um discurso antissemita, um símbolo nazista ou ato supremacista".

O museu explicou ainda que: "Semelhante ao sinal conhecido como OK, mas com 3 dedos retos em forma de 'W', o gesto transformou-se em um símbolo de ódio. Recentemente, o gesto foi classificado [...] como um sinal utilizado por supremacistas brancos para se identificarem."

"O Museu do Holocausto, consciente da missão de construir uma memória dos crimes nazistas que alerte a humanidade dos perigos de tais ideias, reforça que a apologia a este tipo de símbolo é gravíssima. Nossa democracia não pode admitir tais manifestações", concluiu.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas