Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Após saída de Novaes, André Brandão é o novo presidente do Banco do Brasil

Vaga estava aberta desde que Rubem Novaes anunciou, há pouco mais de uma semana, que estava deixando o cargo de presidente da autarquia

O executivo André Guilherme Brandão é o novo presidente do Banco do Brasil. A informação já havia sido antecipada pelo Metrópoles no início do mês e foi confirmada nesta sexta-feira (14/8) por meio de um fato relevante.

"O Banco do Brasil (BB) comunica que, após comunicação formal, via Ofício do Ministério da Economia, desta data, iniciou-se no âmbito do BB os procedimentos de governança necessários à confirmação da elegibilidade do Sr. André Guilherme Brandão para assumir o cargo de presidente da Companhia. Fatos adicionais, julgados relevantes, serão prontamente divulgados ao mercado", informou a instituição.

Leia também

A vaga estava aberta desde que Rubem Novaes anunciou, no fim de julho, que estava deixando o cargo de presidente da autarquia (leia mais sobre a gestão de Novaes mais abaixo).

Brandão era presidente do HSBC desde 2012. Fontes ouvidas pela reportagem dizem que o indicado para a presidência do Banco do Brasil tem um perfil semelhante ao do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que conquistou "respeitabilidade" em Brasília e no mercado.

"Tem que vender essa porra logo"

Durante reunião ministerial no dia 22 de abril, o ministro Paulo Guedes disse aos presentes, ao se referir ao Banco do Brasil, que "tem que vender essa porra logo".

"O senhor já notou que o BNDES e a Caixa, que são nossos, públicos, a gente faz o que a gente quer? Banco do Brasil, a gente não consegue fazer nada e tem um liberal lá. Então, tem que vender essa porra logo", disse Guedes na reunião.

Gestão de Novaes

Rubem Novaes é professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuou também como diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Sua gestão à frente do Banco do Brasil foi marcada por polêmicas da instituição em propagandas.

Em abril do ano passado, a mando do Bolsonaro, Novaes demitiu um diretor do banco e retirou do ar uma campanha publicitária que representava a diversidade racial e sexual. A propaganda mostrava uma jovem negra careca, homens de cabelo rosa e homens no salão de beleza.

Também na gestão dele, o filho do vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB), Antônio Mourão, foi nomeado para uma assessoria especial do BB, com salário acima de R$36 mil.

Além disso, em maio deste ano, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que o banco suspendesse parte dos contratos de publicidade, relacionamos a propaganda em sites, blogs, portais e redes sociais.

Em 24 de julho, Novaes pediu ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da Economia, Paulo Guedes, para deixar a presidência do Banco do Brasil. Ele havia sido anunciado para o cargo ainda em 2018, durante a transição de governo. A indicação dele foi feita por Guedes.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas