Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Após ataque hacker ao STJ, Fux anuncia comitê de proteção à Justiça digital

Presidente do Supremo e do Conselho Nacional de Justiça defendeu projeto 'Justiça 100% Digital'

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, anunciou nesta segunda-feira (9) a criação pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de um comitê cibernético para monitorar e discutir medidas que permitam a segurança dos sistemas eletrônicos dos tribunais.

A medida é uma resposta do CNJ, também presidido por Fux, ao ataque hacker da última terça-feira (3) que tirou do ar a rede de tecnologia do Superior Tribunal de Justiça e paralisou os trabalhos da Corte.

Leia também

Fux afirmou que ainda discute o modelo com assessores, e o observatório deve ser formalizado na reunião desta terça-feira (10) do CNJ. A intenção é reunir entidades especializadas no tema, entre as quais algumas que contribuíram com o STJ.

"Sem prejuízo, o evento desse fim de semana trouxe uma preocupação maior. E que nós nos debruçamos, junto com o ministro Humberto Martins. Já amanhã [terça,10], o CNJ vai dar uma resposta a isso. Nós estamos criando, vamos criar um Comitê Cibernético de Proteção à Justiça Digital do Poder Judiciário, com parceria de todas as entidades que têm expertise sobre esse tema. Então, todas as entidades que fizeram parceria com o ministro Humberto Martins farão com o CNJ", afirmou.

Ele disse que o objetivo desse trabalho é criar mecanismos para evitar "que soframos uma lesão no nosso sistema como ocorreu no fim de semana".

Desde o dia do ataque, o STJ estima que 12 mil processos deixaram ser julgados.

Na sexta-feira (6), o diretor-geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre de Souza, informou à TV Globo que a Polícia Federal identificou o hacker que invadiu o sistema do STJ.

Juízo 100% Digital

O anúncio foi feito durante a sessão, por videoconferência, do Conselho da Justiça Federal, que discutiu o projeto "Juízo 100% digital".

O modelo prevê que todos os atos processuais serão realizados exclusivamente por meio eletrônico e de maneira remota.

Em outubro, o CNJ aprovou uma resolução que institui o projeto. Isso vale também para as audiências e sessões de julgamento, que vão ocorrer exclusivamente por videoconferência. A escolha por esse sistema, porém, é facultativa, e a decisão de adotá-lo ou não será de cada tribunal.

Fux afirmou que a medida vai garantir acesso aos mais pobres à Justiça e celeridade para um desfecho dos processos.

"Eu considero a proposição à sociedade de uma Justiça digital como conceder às pessoas mais carentes acesso rápido, fácil da Justiça para que possamos dar conta desse volume tão expressivo."

O ministro disse que o CNJ vai garantir estrutura para a implementação do projeto em todo o país, inclusive todo o apoio tecnológico

"O acesso à Justiça por via integralmente digital viabiliza que o processo comece e termine por via digital. Nossas sessões serão realizadas por via digital, oitiva de testemunhas, enfim, todos os atos processuais. É uma justiça facultativa. Mas todos os tribunais estarão municiados dos equipamentos necessários", declarou.

Segundo ele, "todos os tribunais estarão municiados dos equipamentos necessários para realizar esse projeto que cumpre a previsão constitucional de acesso a Justiça. Todos terão sala, computador. O CNJ vai subsidiar os tribunais, no sentido de atos normativos. E a ideia é o que as corregedorias já vêm fazendo: estimular que os tribunais, na sua autonomia, possam empreender esse projeto da Justiça digital".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas