Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Anfavea aponta alta de 33,4% na produção de veículos em julho

Resultado mostra uma superação na crise dos semicondutores que abalou a indústria de automóveis no ano passado

Levantamento da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), divulgado nesta sexta-feira (5/8), revelou que a produção de veículos no Brasil teve alta de 33,4% no mês de julho deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. No entanto, o acumulado do ano teve uma redução de 0,2%, na venda de automóveis novos, com 1,31 milhão de unidades.

O resultado mostra uma superação da crise dos semicondutores enfrentada pela indústria automotiva que abalou todo o mercado nos dois últimos anos. “Ainda temos restrições de insumos e logística, como mostram essas paradas de fábrica, mas estamos recebendo mais semicondutores do que no ano passado e do que no primeiro trimestre deste ano”, explicou o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite.

Leia também

Vendas

De acordo com o levantamento, em julho foram vendidos 182 mil unidades, um crescimento de 3,7% em comparação com o mês de junho deste ano. Entretanto, entre janeiro e julho, houve uma queda de 12% no emplacamento, com 1,1 milhão de unidades vendidas.

No entanto, a Anfavea prevê uma alta no mercado de veículos após a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). “Os veículos que já estão na rede de concessionários, mas ainda não foram vendidos, poderão ser faturados com a nova alíquota de IPI”, aponta a associação.

Exportação

Em julho, foram exportados 41,9 mil automóveis, 11,4% a menos que em junho e um aumento de 76,3%em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A Anfavea destaca que o declive na exportação de veículos se deve a crise econômica que abala a Argentina, um dos principais destinos dos produtos produzidos no Brasil. Entretanto, o setor é socorrido pela demanda de outros países da América Latina, como Chile e Colômbia.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas