Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Análise: pandemia intensifica desigualdade e invisibiliza vítimas

Pesquisadoras mostram como o isolamento intensificou dados da desigualdade social

A pandemia causada pela Covid-19 e a adoção de medidas de distanciamento social adotadas no Brasil trouxeram à tona diversos aspectos relacionados às desigualdades que perpassam nossas vidas. Sabemos que a possibilidade de manter o distanciamento social, por meio do trabalho remoto e sem grandes alterações na renda familiar, foi concedida a poucos, deixando em evidência a forma desigual com que a pandemia atinge a população, para além da questão ligada diretamente à doença.

As mulheres, especialmente as mais pobres, chefes de família e com filhos, foram afetadas de diversas maneiras: perda da renda, falta de creches e escolas, impossibilidade de adotar medidas de distanciamento social e o aumento da violência doméstica são alguns dos fatores que mais tiveram impacto sobre a vida das mulheres, literalmente.

Leia também

A gravidade desses "efeitos colaterais" da pandemia sobre as mulheres se torna evidente diante dos dados trazidos pelo Monitor da Violência. Os números mostram um aumento nos homicídios de mulheres e feminicídios em 14 e 11 UFs, respectivamente, no primeiro semestre de 2020, quando comparado com o mesmo período de 2019. Em relação aos homicídios de mulheres se destacam as regiões Norte e Nordeste, onde três estados apresentaram crescimento acima de 80%: Rondônia (255%), Tocantins (143%) e Ceará (89%). Em relação ao feminicídio, Acre e Pará se destacaram com um aumento de 167% e 112%, respectivamente.

Também chama a atenção, em contrapartida, a redução dos estupros consumados em 24 das 27 unidades da federação no primeiro semestre de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019. No estado da Paraíba, essa redução foi de 60%. No caso de estupro de vulneráveis, a queda se deu em 20 UFs, com destaque para Sergipe, que registrou uma diminuição de 46%.

Tal queda generalizada, que à primeira vista poderia ser considerada como uma boa notícia, pode, no entanto, estar relacionada muito mais com a subnotificação dos casos do que com a real redução do crime. Isso porque sabemos que uma parte significativa dos estupros ocorre no ambiente doméstico e diante da suspensão de diversas atividades, como as escolares, por exemplo, o período de convivência entre autores e vítimas aumentou. Além disso, a presença constante dos autores pode constranger a comunicação do crime às autoridades.

Da mesma forma, o aumento dos homicídios de mulheres e feminicídios pode estar relacionado, além do aumento do tempo de convivência entre as vítimas e autores, ao agravamento de episódios de violência pré-existentes, bem como à suspensão de serviços prestados por instituições de acolhimento a vítimas de violência doméstica, ou até mesmo ao distanciamento das redes de apoio de familiares e amigos.

Ao analisarmos o perfil das vítimas, é possível notar que essas formas de violência não atingem todas as mulheres da mesma maneira. A desigualdade racial se faz presente também nestes casos. Considerando os estados onde foi possível obter a informação sobre a cor/raça das vítimas, o Monitor da Violência apontou que no caso dos homicídios, 73% das mulheres mortas eram negras, enquanto que mulheres brancas eram 26% das vítimas.

Ao analisar somente os feminicídios, essa desigualdade diminuiu, apesar de ainda se manter elevada: 59% das vítimas eram negras enquanto que 40% eram brancas. É importante ressaltar que a desigualdade racial entre as mulheres vítimas é uma tendência observada ao longo dos anos, o que acende um alerta para as políticas de prevenção da violência de gênero, que precisam considerar a interação entre as diversas formas de opressão às quais as mulheres estão submetidas.

A relação entre violência e raça se altera quando olhamos para o número de vítimas de estupro e estupro de vulnerável, onde há um relativo equilíbrio: as brancas representam 47% e 50%, respectivamente. Mais uma vez é importante lembrar que, no casos dos estupros, os dados se referem às notificações feitas nas delegacias, e não à ocorrência real do fato.

A subnotificação é constante nesses casos, já que depende da ação da vítima em procurar uma delegacia para a realização do registro após o trauma sofrido, além de um respaldo da própria instituição em acolher a denúncia sem desqualificar a vítima. Neste sentido, a desigualdade entre negras e brancas no acesso à informação sobre a violência doméstica, sobre os canais de denúncia, bem como sobre o acesso às redes de acolhimento existentes, pode explicar o número maior de casos registrados por vítimas brancas em relação às negras. O que não significa que as mulheres negras sejam menos vítimas de estupro.

Vale salientar ainda que diversas UFs não disponibilizaram ao Monitor da Violência a informação relacionada à raça/cor das vítimas. Em relação aos homicídios contra mulher, dentre as 27 UFs, 8 delas (Acre, Amazonas, Maranhão, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo) não forneceram esse dado. Já em relação ao feminicídio 9 UFs (Acre, Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo) não informaram o perfil racial das vítimas. Do total das mulheres vítimas de homicídio no primeiro semestre de 2020, a informação sobre cor/raça não foi disponibilizada em 54% dos casos. Em relação ao estupro, esse percentual sobe para 63%.

Isso demonstra, dentre outros fatores, a invisibilidade dada à categoria raça por boa parte dos gestores públicos no país. Importante destacar que a categoria é um indicador imprescindível para elaboração de políticas públicas e programas voltados à prevenção da violência, assim como para conscientização da desigualdade racial fortemente presente no Brasil. Uma política pública preocupada com o enfrentamento da violência de gênero, em suas múltiplas formas, precisa considerar todas as diferentes experiências e limitações que as mulheres podem ter a depender da sua inserção social, raça e escolaridade.

Os efeitos da pandemia na vida das mulheres, portanto, extrapolam a dimensão da doença em si, e intensificam desigualdades pré-existentes. A necessidade do isolamento social para conter a disseminação do vírus contribuiu para o distanciamento das mulheres de suas redes de apoio, em especial das mulheres pobres, negras, em situação de violência de gênero. Situações que normalmente já são ocultadas e dissimuladas, como as agressões físicas e psicológicas no ambiente doméstico, e os estupros e assédios de toda ordem acabaram ficando ainda mais invisibilizadas.

Em meio à pandemia, muitas mulheres acabaram se vendo confinadas com seus agressores ou perderam o contato com sua rede de apoio, que, muitas vezes, auxilia na denúncia da violência sofrida ou no próprio acolhimento das vítimas. Desde a maior vulnerabilidade no mercado de trabalho até as situações de violência doméstica e feminicídio, a pandemia escancarou a necessidade da elaboração de políticas de segurança para as mulheres considerando os mais diferentes tipos de opressão e desigualdade às quais estão sujeitas.

Giane Silvestre, Sofia de Carvalho e Debora Piccirillo são pesquisadoras do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas