Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Amigo de estudante picado por naja é preso no Distrito Federal

Gabriel Ribeiro de Moura, de 24 anos, foi detido nesta quarta (22); Segundo polícia, ele escondeu serpentes de Pedro Henrique Krambeck

O amigo do jovem Pedro Henrique Krambeck, que foi picado por uma cobra naja no Distrito Federal, foi preso na tarde desta quarta-feira (22). O estudante de medicina veterinária Gabriel Ribeiro de Moura, de 24 anos, foi transferido para a carceragem da Polícia Civil, no Departamento de Polícia Especializada (DPE).

Gabriel foi detido por suspeita de tentar atrapalhar as investigações sobre um suposto esquema de tráfico de animais. Ele é apontado como o possível responsável por levar 16 serpentes que estavam em posse de Pedro Krambeck para um haras, em Planaltina, além de esconder a naja próximo a um shopping da capital, após o incidente.

Leia também

A advogada do estudante detido nesta quarta esteve na delegacia, mas não quis falar com a reportagem.

Prisão de Gabriel

Gabriel Ribeiro de Moura foi preso em casa, na Colônia Agrícola Águas Claras, no início da manhã. A prisão faz parte da terceira fase da Operação Snake. De acordo com os investigadores, ele tentou destruir provas desde o início da investigação.

O estudante está preso temporariamente, ou seja, por até cinco dias, com possibilidade de prorrogação por igual período.

No dia 16 de julho, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) informou que Gabriel foi multado em R$ 81,3 mil por também dificultar a ação do instituto, manter animais nativos e exóticos em locais inapropriados e sem autorização, além de maus-tratos.

Caso naja

Pedro Henrique Santos Krambeck Lehmkul, de 22 anos, foi picado pela naja no dia 7 de julho. Ele ficou seis dias internado em um hospital particular do DF, sendo cinco em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Também teve que tomar soro antiofídico do Instituto Butantan, em São Paulo, único local que possuía o antídoto no país, para fins de pesquisa.

Segundo a Polícia Civil, Pedro Henrique criava a cobra em casa ilegalmente e seria o proprietário de pelo menos 18 serpentes. A mãe e o padrasto do jovem já prestaram depoimento à corporação na investigação sobre tráfico de animais.

Na semana passada, Pedro apresentou um atestado de 18 dias e só deve ser ouvido em agosto.

Nos últimos dias, a polícia intensificou as investigações sobre a criação ilegal de espécies exóticas no DF. Segundo a corporação, o caso da naja revelou um esquema de tráfico de animais com prováveis ramificações internacionais.

De acordo com a Delegacia Especial de Proteção ao Meio Ambiente, os animais vêm da Ásia e África e entram no Brasil clandestinamente por portos e aeroportos. Segundo os policiais, eles costumam ser trazidos ao país ainda filhotes, o que facilita a ocultação das espécies. Depois, se reproduzem no país.

Na última sexta-feira (17), o Ibama informou que afastou um servidor do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) suspeito de envolvimento no caso. De acordo com o instituto, foi instaurado um processo administrativo disciplinar interno para investigar a suposta participação de servidor.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas