Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Aluna diz que professor a humilhava por ser negra: 'Ele fazia micagens'

PC investiga outro profissional que teria cuspido em aluno

A estudante de 14 anos, que também afirma ter sido vítima de racismo por parte de um professor em uma escola estadual deRio Verde, no sudoeste de Goiás, conta que o docente a humilhava durante as aulas pelo fato dela ser negra.

"Quando eu virava as costas, ele fazia brincadeiras e micagens atrás de mim. Quando eu faltava, ele se ajoelhava no chão e falava graças a Deus, aí os colegas me contavam. Aí um dia uma caneta sumiu e ele achou perto de mim, aí ele disse que isso só podia ser coisa de preto mesmo", relatou a estudante, que não quis de identificar.

Após outro aluno denunciar que também era vítima do mesmo professor, a estudante, acompanhada dos pais,resolveu procurar a polícia para registrar uma ocorrência, na última sexta-feira (27).

Leia também

"Ele [docente] disse que ela [aluna] era filha de chocadeira e que, quando desaparece alguma coisa na sala, só poderia ser coisa de preto. Estamos investigando esse outro caso de racismo", disse aoG1o delegado regional de Rio Verde, Danilo Fabiano.

A garota deve prestar depoimento formal ainda nesta terça-feira (1º). Já o suspeito não tem data para ser ouvido.

A Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) já havia informado que o professor foi advertido por escrito e suspenso. Além disso, destacou que foi instaurada uma sindicância interna e uma equipe esteve na escola e ouviu professores, alunos e demais testemunhas.

Constrangimento

Sobre a primeira denúncia contra o docente, o conselheiro tutelar Elismar Fernandes, que acompanha o caso, relatou que o professor fez uma piada que constrangeu um estudante, também de 14 anos.

"O professor apagou a luz e perguntou pelo nome do aluno, depois ligou a luz e falou que ele tinha aparecido. A sala inteira e o professor começaram a rir e o aluno ficou muito constrangido com a situação", afirma.

Ainda segundo Elismar, os estudantes eram ameaçados para não relatar o que acontecia na escola. "Se eles contassem qualquer coisa para a equipe gestora, ele [professor] dizia que iria tirar a nota dos alunos", relatou.

Cuspe

Além dos casos de racismo, também são investigados denúncias de agressão contra outro professor do mesmo colégio. A vítima, também 14 anos, que prefere não se identificar, diz que tem vergonha da situação pela qual passou com um dos docentes.

"O professor estava corrigindo as tarefas. Ele tinha terminado e falou que a gente podia conversar. A gente foi conversar e eu estava com o colega do lado. Ele chegou e cuspiu em mim", conta.

O aluno não informou sobre a situação para a direção da escola alegando que teve medo e que o professor ameaçava tirar notas dos alunos caso isso ocorresse.
Neste caso, conforme a Seduce, o professor foi exonerado.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas