Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

TRATAMENTO DE CÂNCER DE MAMA: COMO A FISIOTERAPIA PODE AJUDAR?

As doenças mamárias representam um importante problema de saúde pública no Brasil atualmente.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2022 no Brasil serão diagnosticados mais de 66 mil novos casos de câncer de mama, sendo a grande maioria desses em mulheres, apenas 1% relacionado ao sexo masculino. Por esse motivo, as campanhas a favor do diagnóstico precoce e prevenção, em sua maioria, são voltadas para o público feminino.

Leia também

A atenção a essas pacientes deve envolver uma atuação conjunta entre os profissionais de saúde desde o diagnóstico, incluindo o fisioterapeuta.

A fisioterapia tem desenvolvido um relevante papel na prevenção de possíveis complicações, assim como na reabilitação dessas pacientes, exercendo uma função fundamental de apoio ao tratamento, independente da dimensão ou tipo da cirurgia.

O ideal é que a paciente, antes mesmo da cirurgia, procure um fisioterapeuta especializado para que seja avaliada e orientada sobre as possíveis limitações advindas do tratamento. A intervenção cirúrgica, assim como o tratamento completar, como a radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia, pode ocasionar complicações que implicam nas funções, limitando e prejudicando a qualidade de vida dessas mulheres.

Seqüelas como, disfunções de ombro, dor, complicação cicatricial, retração da pele e músculos, alteração postural e da sensibilidade, diminuição de força, presença de linfedema (inchaço que ocorre devido à deficiência da drenagem linfática), este último trazendo não só prejuízo funcional, mas também social e psicológico, são algumas das complicações que são tratadas através de técnicas e recursos fisioterapêuticos.

Entre tantas abordagens que podem ser realizadas pelo fisioterapeuta algumas merecem destaque, como a eletroterapia, buscando analgesia e ganho de força muscular. Laserterapia, para uma melhor vascularização, redução da dor, atuação no colágeno. Fisioterapia Complexa Descongestiva, conjunto de técnicas, entre elas drenagem linfática e compressão, que atualmente é considerada como padrão ouro no tratamento do linfedema. Terapias manuais e ainda a cinesioterapia, conjunto de exercícios que ajudam na reabilitação. Cada uma empregada de acordo com sua fase e indicação.

Contudo, para uma melhor qualidade de tratamento o que não podemos deixar de lembrar é que o diagnóstico precoce é o essencial. Esteja com seus exames e consulta com seu médico em dia!

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas