Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

Síndrome do Impostor: você está sempre duvidando da sua capacidade?

Você é daquelas pessoas que se sentem inseguras, acredita que não está à altura das boas oportunidades, está sempre duvidando da sua capacidade? Talvez você possa se identificar com a Síndrome do Impostor.

Também chamada de pessimismo defensivo, é uma desordem psicológica que, apesar de não ser classificada como doença mental, é bastante estudada. Os sintomas costumam ser semelhantes aos que são encontrados em transtornos como depressão, ansiedade e baixa autoestima.

Leia também

É comum em atletas, artistas e empresários, executivos ou em profissões em que as pessoas são avaliadas e testadas a todo o momento, como nas áreas da saúde e do ensino, e costuma atingir as pessoas mais inseguras e que internalizam críticas e falhas.

As pessoas que sofrem com a Síndrome do Impostor, normalmente apresentam:

  • Necessidade de se esforçar demais. O perfeccionismo e o excesso de trabalho são utilizados para ajudar a justificar o desempenho, mas causa muita ansiedade e esgotamento.
  • Autossabotagem. Acreditam que o fracasso é inevitável e que a qualquer momento alguém experiente irá desmascará-lo na frente dos outros. Assim, mesmo sem perceber, pode preferir se esforçar menos, deixando de se dedicar para algo que poderia dar certo, adiando tarefas e oportunidades.
  • Medo de se expor. Fogem de momentos em que podem ser avaliadas ou criticadas, não acreditam muito em elogios e acreditam que os bons resultados não se devem ao seu mérito.
  • Comparação com os outros. Pensa ser inferior ou saber menos que os outros.
  • Precisa agradar. Tenta causar boa impressão para obter aceitação.

O que fazer se você tiver a Síndrome do Impostor? É essencial que você se conheça, saiba qual é sua capacidade, o quanto você já cresceu e conquistou até o presente momento. Perceba o que, de fato, originou o processo de autocrítica excessiva e procure trabalhar este aspecto. Aos poucos, aprenda a valorizar-se, confiar mais em sua potencialidade.

É importante que se realizem sessões de psicoterapia para internalizar as capacidades e competências, diminuindo a sensação de ser uma fraude. Além disso, aceitar-se e respeitar-se, aceitar que as falhas acontecem a qualquer pessoa, e procurar aprender com elas!

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas