Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

Será que é amor ou dependência emocional?

Um fato é inegável: todos gostamos muito de sentir que somos amados. Mas como saber quando a situação ultrapassa os limites do "saudável"?

Possessividade, ciúmes, controle excessivo, exigência de atenção exclusiva, relação entre mães e filhos com controle excessivo, entre outras, fazem parte das múltiplas formas de manifestar a dependência emocional.

Leia também

O outro passa a ter um papel responsável de completude, ou seja, é necessário para preencher um vazio interior.

O dependente emocional, normalmente, passa a querer vigiar demais o outro e, na maioria das vezes, o acaba "sufocando" com suas exigências, desconfianças, chantagens e inseguranças. Tudo o que o outro faz longe do dependente emocional (amizades, projetos, trabalho, etc) é visto pelo dependente como ameaça, portanto, é alvo de crítica. Aí nascem os relacionamentos difíceis.

A dependência emocional pode iniciar branda e até ser confundida com carinho e zelo. Mas, à medida que vai evoluindo, pode apresentar caracteres até mesmo de manipulação e/ou violência.

Como qualquer outra dependência, a dependência emocional também pode ser tratada e o acompanhamento profissional se faz muito necessário, tanto na identificação do vínculo disfuncional, quanto na construção de estratégias de superação.

A principal questão é que a felicidade não está no outro, portanto, buscar relacionamento com o intuito de que o "outro me fará feliz" é uma grande ilusão!

É possível melhorar a autoestima e quebrar padrões limitantes em qualquer momento de sua vida! Pare de repetir relacionamentos disfuncionais! Permita-se!

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas