Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

Representatividade e Liderança Feminina no Transporte Brasileiro

Com cerca de 2,3 milhões de pessoas no setor, o Brasil possui apenas 17% representando o sexo feminino

Em um país onde o sexo feminino tem a maioria da população em 25 dos 27 estados brasileiros, a participação das mulheres em cargos de liderança em pequenas, médias e grandes empresas está muito aquém do ideal. Identificamos este comportamento, de forma muito clara, no setor de transportes. Com cerca de 2,3 milhões de pessoas no setor, o Brasil possui apenas 17% representando o sexo feminino, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em 2021, e destes 17%, estima-se que menos da metade ocupam cargos de liderança.

Estamos caminhando para as mudanças nesse segmento, até então essencialmente masculino. Hoje, cresce, a cada dia, o Movimento Rota Feminina, movimento que gera conexão entre mulheres profissionais da área de logística e transporte e empresas do setor. O objetivo maior é a igualdade na defesa de um espaço mais inclusivo da figura da mulher contribuindo de forma efetiva com suas percepções.

Leia também

O modelo de gestão inclusivo, com a diversidade de gênero, possui uma vantagem competitiva adicional no mercado pela capacidade no equilíbrio emocional no comando do ambiente organizacional e visão ampla nas tomadas das decisões. O pluralismo de ferramentas e conhecimentos dos processos envoltos no universo feminino, resulta em um maior alinhamento dos propósitos, trazendo uma visão moderna e mais ampla de gestão nas empresas onde apenas os homens estão na liderança.

Para chegar a essa igualdade, em especial no setor de transportes no Brasil, precisamos implementar políticas sociais, novas diretrizes e investimentos. O percurso deve oferecer ao contingente feminino maiores benefícios à família, entre outros modelos facilitadores. Não podemos esquecer que o mercado de trabalho não se resume apenas a cargos de liderança, é essencial a ampliação e o fomento da presença de mulheres ingressando em vagas de trabalho como, por exemplo, de motoristas de passageiros e de cargas, além de outras áreas afins, como na mecânica. Para acelerar esse crescimento, mais de 30 empresas do setor. O projeto Rota Feminina, que conta com mais de 50 voluntários oferecendo serviços gratuitos como mentorias, auxílio para achar o primeiro emprego e outros, atuando em quase todos os estados do brasil. (https://www.rotafemininamove.com.br)

As 18 maiores empresas brasileiras no setor de transportes têm mais de 50 anos e são familiares. Separar as ‘dores’, os conflitos pessoais, profissionais e alinhar isso à ampliação de experiências humanizadas é um grande desafio para o crescimento das empresas. Essas premissas devem estar conectadas, igualmente, ao desenvolvimento de lideranças femininas, pois já é tempo de as empresas avançarem para fazer a mudança estrutural tão necessária e premente.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas