Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

Os desafios da inclusão escolar de crianças com necessidades educativas especiais (NEE)

Inclusão escolar é um movimento que vem ganhando cada vez mais força

Um aluno com necessidades educativas especiais só está realmente incluso na escola, se consegue evoluir no seu processo de prendizagem. Inclusão não é apenas estar junto na mesma escola e na mesma sala. A escola tem papel fundamental nesse processo de inclusão, elas têm conhecimento das leis sobre inclusão e da obrigatoriedade de garantia de vagas, mas a maioria alega diversos entraves ou aponta limitações como falta de preparo dos profissionais, número elevado de alunos por sala, falta de estrutura física apropriada,

dentre outras.

Leia também

A inclusão escolar é um movimento que vem ganhando cada vez mais força, se firmando mundialmente, no Brasil se fala muito desse tema, mas na prática poucas ações são tomadas. O desejo de ampliar as bases de desenvolvimento das crianças com necessidades especiais é grande, mas muitos também são os obstáculos encontrados durante este percurso.

No ambiente escolar, a inclusão requer muita dedicação por parte da direção da escola, dos professores e também de toda comunidade escolar. Vale lembrar que “incluir“ não significa exigir desses alunos uma reprodução de tarefas e de outros trabalhos que serão feitos pelos

demais alunos da sala, adaptações são essências nesse processo.

As escolas precisam de adaptação e reestruturação, tanto fisicamente como pedagogicamente, a fim de receber alunos com essas diversas necessidades especiais, para que eles possam ter a oportunidades de viver socialmente com os demais alunos e terem seu direito a um aprendizado dentro de suas possibilidades. Na inclusão, a chegada do aluno com NEE é apenas o primeiro passo, é preciso também garantir um ensino de qualidade e principalmente a sua permanência.

A inclusão é um direito, a escola é um lugar onde todas as crianças devem estar, independente das suas diferenças. É através do exercício diário com a diversidade que todas as crianças se beneficiam com o aprendizado de valores e criação de vínculos. Entendendo que é possível capacitar um aluno com NEE até o máximo de suas habilidades, há que se respeitar sua forma de aprender as coisas. Em uma sociedade diversa, outro grande ganhador de tudo isso é o aluno típico que, ao ter a convivência e até mesmo observar o empenho que os alunos com NEE colocam para fazer suas atividades, reagem muito positivamente diante de suas obrigações pessoais.

A presença de um mediador escolar que acompanhe e auxilie o aluno com NEE e de um psicopedagogo que oriente a equipe, também se fazem necessárias para acompanhar situações de aprendizagem, possíveis conflitos e nas atividades escolares, diante do processo de inclusão de crianças com NEE. Outro aspecto fundamental a ser considerado quando se fala em inclusão, é a necessidade de ações psicopedagógicas que levem conhecimento para as famílias, que consiga relacionar a vivência da inclusão escolar ao convívio familiar e social, levando a inclusão para além da escola. Assim, práticas interdisciplinares podem levar a inclusão ao trabalho, para escola e na família, dando a oportunidade de a pessoa com necessidade especial viver como um cidadão na sua plenitude.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas