Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

O QUE MUDA EM 2023 NA APOSENTADORIA

Reforma da Previdência trouxe regras de transição que mudam anualmente para quem estava próximo de se aposentar. Saiba o que muda em 2023.

Com a Reforma da Previdência ocorrida em novembro de 2019, todos os anos para aqueles segurados que já estavam no caminho de se aposentar quando a lei mudou, regras passam por alterações e modificam o cenário para preenchimento dos requisitos a serem cumpridos para ter concedida a tão desejada aposentadoria.

Pois bem. O ano de 2023 chegou e trouxe com ele mudanças nas regras da aposentadoria: nas chamadas Regras de Transição. E em 2023, são elas que sofrerão impactos:

Leia também

- REGRA DE TRANSIÇÃO DA APOSENTADORIA POR IDADE

Em 2023, essa mudança atinge somente as mulheres. Para conseguir o direito de se aposentar nesta Regra de Transição, será necessário que preencha dois requisitos:

● 62 anos de idade (em 2022 era necessário 61 anos e 06 meses de idade);

● 15 anos de tempo de contribuição.

Aos homens permanece tudo igual, e desta forma, para ter direito a aposentar-se por idade deverão atingir:

● 65 anos de idade;

● 15 anos de tempo de contribuição.

Importante ressaltar que 2023 é o último ano que a aposentadoria por idade da mulher sofre com o acréscimo de tempo.

Isso porque, 62 anos é a idade mínima trazida como regra definitiva na nova lei previdenciária, e dessa forma, a partir de agora essa idade sempre será exigida.

A próxima regra a sofrer mudanças em 2023 é a...

- REGRA DE TRANSIÇÃO DA APOSENTADORIA POR PONTOS

Essa mudança vem ocorrendo todos os anos com o acréscimo de 1 ponto, até atingir 105 pontos para os homens, que acontecerá no ano de 2028 e de 100 pontos para as mulheres, que somente acontecerá no ano de 2033.

Em 2023, o cenário para ter direito à aposentadoria na regra de transição por pontos exige:

Homens

● 35 anos de contribuição (no mínimo);

● 100 pontos (resultado da soma do seu tempo de contribuição + sua idade).

Mulheres

● 30 anos de contribuição (no mínimo);

● 90 pontos (resultado da soma do seu tempo de contribuição + sua idade).

A fim de vislumbrar um caso, vamos imaginar um cenário em que João possui 62 anos de idade e 38 anos de contribuição em 2023. Fazendo a somatória de sua idade mais seu tempo de contribuição (62 + 38 = 100), João atingiu 100 pontos, e assim, cumpriu o requisito para a concessão da aposentadoria.

Já para as mulheres, podemos ter como exemplo, Maria que possui 60 anos de idade e 30 anos de contribuição em 2023. Fazendo a somatória de sua idade + seu tempo de contribuição (60 + 30 = 90), Maria atinge 90 pontos, e assim, pode aposentar-se com a regra dos pontos.

Note que a regra de transição da aposentadoria por pontos não exige idade mínima para cumprir, desde que conjuntamente com o tempo mínimo de 30 anos para as mulheres e de 35 anos para os homens, alcancem a pontuação exigida.

E a última regra a ter seus requisitos modificados é a...

- REGRA DE TRANSIÇÃO DA IDADE PROGRESSIVA

Essa é aquela regra que pode ser utilizada pelos segurados que não atingiram a pontuação exigida (90/100 pontos), mas que possuem o tempo de contribuição suficiente (30 anos para as mulheres/35 anos para os homens). A

mudança vem na idade, que também subiu em 2023, e os requisitos a serem preenchidos passam a ser da seguinte forma:

Homens

● 35 anos de contribuição;

● 63 anos de idade.

Mulheres

● 30 anos de contribuição;

● 58 anos de idade.

Em tempo, importante ter conhecimento de que em 2022, para ter direito à aposentadoria seguindo essa regra, era exigido 57 anos e 06 meses para as mulheres e 62 anos e 06 meses para os homens.

Além disso, para usufruir dessa regra, a idade continuará subindo 06 meses por ano, até atingirmos 62 anos para as mulheres e 65 anos para os homens.

Vimos, portanto, que as mudanças nas regras de transição para alcançar a tão sonhada aposentadoria trarão grandes impactos na vida dos segurados do INSS, já que três das regras de transição terão seus requisitos aumentados em 2023.

É de extrema importância lembrar que isso deve ser motivo de atenção na hora de dar entrada no pedido, e nesse caso é essencial o planejamento previdenciário da aposentadoria, principalmente para verificar qual a regra de transição ideal para cada caso, de forma a evitar surpresas negativas na hora mais aguardada dos contribuintes.

Instagram: @arianemiorando

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas