Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

O QUE É DE FATO JEJUM INTERMITENTE?

O jejum pode ser realizado de duas maneiras, NATURAL ou PROGRAMADO

O QUE É JEJUM?

Jejum é uma estratégia alimentar muito antiga, usada por diferentes culturas e religiões, para fins espirituais, melhora da saúde, tratamento de doenças, dentre outros.

O ato de jejuar consiste em ficar um período de tempo sem aportar nutrientes, ou seja, sem se alimentar.

O jejum pode ser realizado de duas maneiras, NATURAL ou PROGRAMADO.

- Natural: consiste em manter o intervalo entre a última refeição (jantar) de um dia e a primeira refeição do dia seguinte (café da manhã), sem se alimentar, de forma natural, apenas respeitando o sinal de fome.

- Programado: consiste em ficar determinado número de horas sem se alimentar, de forma proposital, independente de sentir fome ou não. Para esse caso, existem alguns protocolos e a escolha de qual utilizar dependerá do objetivo, estado de saúde e estratégia de cada paciente. É importante que essa estratégia seja escolhida e acompanhada por um profissional nutricionista.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO JEJUM?

Dentre os vários benefícios do jejum, podemos citar: melhora da saúde (tratamento de doenças, como resistência insulina, síndrome dos ovários policísticos, diabetes), estética (usado no processo de emagrecimento como uma forma de gerar restrição calórica), comportamental (aprender a reconhecer as sinalizações do corpo e suas necessidades, contribuindo para o autoconhecimento e maior conexão consigo).

O QUE ACONTECE COM O NOSSO CORPO QUANDO ESTAMOS FAZENDO JEJUM?

A glicose (açúcar) e a gordura são fontes de energia para o corpo. Quando a glicose não está disponível (o que costuma ocorrer no estado de jejum), o corpo passa a utilizar a gordura como fonte de energia para manter as funções vitais, ocasionando a “queima” de gorduras.

É importante lembrar que o jejum intermitente pode variar de jejuns mais curtos à jejuns mais longos. A escolha dependerá do seu objetivo e da situação em que se encontra.

Vale ressaltar ainda que o jejum não é uma pílula mágica, principalmente se sua alimentação não estiver adequada. Portanto, o suporte de um profissional nutricionista é fundamental durante este processo.

Procure orientação médica e nutricional.