Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

O QUE É DE FATO JEJUM INTERMITENTE?

O jejum pode ser realizado de duas maneiras, NATURAL ou PROGRAMADO

O QUE É JEJUM?

Jejum é uma estratégia alimentar muito antiga, usada por diferentes culturas e religiões, para fins espirituais, melhora da saúde, tratamento de doenças, dentre outros.

Leia também

O ato de jejuar consiste em ficar um período de tempo sem aportar nutrientes, ou seja, sem se alimentar.

O jejum pode ser realizado de duas maneiras, NATURAL ou PROGRAMADO.

- Natural: consiste em manter o intervalo entre a última refeição (jantar) de um dia e a primeira refeição do dia seguinte (café da manhã), sem se alimentar, de forma natural, apenas respeitando o sinal de fome.

- Programado: consiste em ficar determinado número de horas sem se alimentar, de forma proposital, independente de sentir fome ou não. Para esse caso, existem alguns protocolos e a escolha de qual utilizar dependerá do objetivo, estado de saúde e estratégia de cada paciente. É importante que essa estratégia seja escolhida e acompanhada por um profissional nutricionista.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO JEJUM?

Dentre os vários benefícios do jejum, podemos citar: melhora da saúde (tratamento de doenças, como resistência insulina, síndrome dos ovários policísticos, diabetes), estética (usado no processo de emagrecimento como uma forma de gerar restrição calórica), comportamental (aprender a reconhecer as sinalizações do corpo e suas necessidades, contribuindo para o autoconhecimento e maior conexão consigo).

O QUE ACONTECE COM O NOSSO CORPO QUANDO ESTAMOS FAZENDO JEJUM?

A glicose (açúcar) e a gordura são fontes de energia para o corpo. Quando a glicose não está disponível (o que costuma ocorrer no estado de jejum), o corpo passa a utilizar a gordura como fonte de energia para manter as funções vitais, ocasionando a “queima” de gorduras.

É importante lembrar que o jejum intermitente pode variar de jejuns mais curtos à jejuns mais longos. A escolha dependerá do seu objetivo e da situação em que se encontra.

Vale ressaltar ainda que o jejum não é uma pílula mágica, principalmente se sua alimentação não estiver adequada. Portanto, o suporte de um profissional nutricionista é fundamental durante este processo.

Procure orientação médica e nutricional.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas