Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

O que comer e suplementar para ter uma pele sempre linda?

Alimentação tem importância fundamental na saúde da pele

Quem não quer ter uma pele macia, firme, protegida dos danos solares, uniforme e com redução das linhas de expressão, não é mesmo? E não adianta recorrer aos procedimentos estéticos, sem antes adotar os devidos cuidados “de dentro para fora”… A alimentação tem importância fundamental na saúde da pele, e alguns nutrientes são essenciais neste processo, como os que listo a seguir:

1- Beta-caroteno

Leia também

  • É um forte aliado no combate aos radicais livres, auxiliando na prevenção do dano celular, do envelhecimento cutâneo, das queimaduras solares e até do câncer de pele. Pode ser encontrado na cenoura, abóbora, espinafre, batata-doce, nabo, abóbora e melão, por exemplo.

2- Astaxantina

  • Também pertence ao grupo dos carotenóides, mas não se converte em vitamina A; auxilia na fotoproteção solar, previne o envelhecimento, estimula a síntese e inibe a quebra do colágeno. Boas fontes são as algas, salmão, truta, camarão e lagosta.

3- Coenzima Q10

  • É um antioxidante lipossolúvel presente em todas as membranas, auxiliando na redução das linhas de expressão e na maciez da pele. É encontrada no salmão, atum, aves e grãos integrais.

4- Zinco

  • É um mineral com importante função no reparo e barreira cutânea, sendo fundamental na cicatrização e maciez da pele e fortalecimento de unhas e cabelos. Ostras, camarões, peixes, cereais integrais, castanhas e leguminosas (como feijão, grão de bico e lentilha, por exemplo) são excelentes fontes.

5- Selênio

  • Tem ação antioxidante e previne contra o envelhecimento. Está presente principalmente na castanha do Brasil, mas também em cogumelos, camarões e peixes, como pargo, bacalhau, linguado, atum e salmão.

6- Vitamina C

  • É fundamental na síntese do colágeno, combate radicais livres e tem efeito protetor contra os raios UV, retardando o envelhecimento. Uma dieta rica em frutas cítricas (como laranja, acerola, kiwi, morangos, limão), tomates, brócolis, pimenta , pimentão e couve-flor já é o suficiente para atingir os níveis diários recomendados.

7- Vitamina E

  • Mais um antioxidante que auxilia na proteção contra os raios solares e previne a inflamação cutânea. Encontrada em nozes, sementes (como de girassol), azeitonas, atum, óleos vegetais (de gérmen de trigo, de girassol e de amêndoas), abacate, espinafre, aspargos e verduras.

8- Ácidos graxos ômega-3

  • Ajudam a manter a barreira natural da pele, protegendo-a de ressecamentos e manchas, mantendo uma aparência mais jovem, Encontrada no azeite de oliva, linhaça, nozes e peixes de água fria, como salmão, sardinha e atum.

SUPLEMENTOS NUTRACÊUTICOS

Além dos nutrientes obtidos através da dieta, também é interessante avaliar a necessidade de suplementação em alguns casos, principalmente após os 35-40 anos de idade, fase em que surgem as primeiras linhas de expressão e quando começam a ocorrer redução da firmeza, viço e elasticidade da pele. Alguns suplementos que considero muito importantes a partir deste período são:

1- Colágeno

  • É a proteína mais abundante do nosso corpo, presente na pele, cartilagens, ossos, músculos, tendões e praticamente todos os demais órgãos. Quando ingerido,  libera aminoácidos para a formação de mais colágeno, estimula a produção de ácido hialurônico, elastina e tem atividade antioxidante. Melhora a hidratação e elasticidade da pele, atenua rugas e retarda o envelhecimento cutâneo. Sua melhor apresentação é na forma de peptídeos bioativos, que são fragmentos menores e mais absorvíveis.

2- Silício orgânico

  • É o segundo mineral mais abundante do planeta, presente na pele, cabelos, unhas e vasos sanguíneos. A partir dos 30 anos, seus níveis começam a cair. Ele promove a síntese e estabilização do colágeno e melhora a atividade do ácido hialurônico e da condroitina. Pode ser encontrado em alguns alimentos, como cavalinha, banana e arroz, mas em pequenas quantidades. Sua suplementação promove uma absorção muito maior, promovendo maior hidratação, firmeza da pele, unhas e cabelos, melhora da densidade mineral óssea e excelente efeito anti-aging.

3- Biotina

  • Também chamada de vitamina B7, ela auxilia no funcionamento das enzimas carboxilases, ajudando na quebra e absorção de proteínas, gorduras e carboidratos; regula também sinais celulares e a atividade de genes. Sua deficiência pode causar lesões na pele, queda de cabelos e unhas quebradiças. Pode ser encontrada em ovos, fígado, salmão, batata doces, nozes e sementes. No entanto, em alguns casos, sua suplementação pode bastante útil no fortalecimento das unhas e cabelos.

É importante ressaltar a importância de uma avaliação médica ou nutricional personalizada, com um planejamento de acordo com as necessidades individuais de cada paciente.

Ame-se e cuide-se, sempre!

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas