Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

O que a guerra na Ucrânia tem a ver com a sua saúde mental?

A guerra na Ucrânia tem deixado rastros trágicos não só naqueles territórios, mas no mundo todo. Muitas pessoas têm falado sobre o quão difícil tem sido, mesmo morando em lugares do outro lado do mundo, de acompanhar esses últimos acontecimentos entre os países Russo e Ucraniano.

Depois de (finalmente!) estarmos chegando ao fim da temporada de uma das séries mais desafiadoras que já assistimos/vivenciamos antes, ~ a pandemia ~, ver o mundo entrar em guerra não é lá um final que esperávamos depois desses 2 anos. Não é de se surpreender que emoções já conhecidas voltem a nos assombrar, pois o mundo não tem nos dado descanso.

Sintomas de estresse, ansiedade e insônia, por exemplo, podem voltar à tona nesse momento que estamos acompanhando essa tragédia internacional – e está muito errado quem acha que, o que acontece fora da nossa casa, não interfere na nossa vida. Fazemos parte de um contexto e não existimos longe dele!

Por isso, é importante frisar: a nossa saúde emocional é afetada por muito mais do que os olhos podem ver. Violência urbana na sua cidade, polarizações políticas do país e do mundo, pandemia mundial, guerra internacional e tantas outras coisas. Toda elas, das mais próximas às mais distantes do nosso dia-a-dia, impactam na nossa saúde mental, pois afetam nosso senso de justiça, de segurança e comprometem a previsibilidade do futuro. Ignorar isso é negar que somos seres sociais, coletivos e totalmente inseridos em um contexto.

Não se sinta mal por sofrer por quem você não conhece ou se preocupar com problemas que parecem distantes. Censurarmos nosso desconforto psicológico – por qualquer que seja o motivo – é criar um novo problema para nós mesmos. Por isso, se você tem percebido mudanças na sua vida emocional por conta de acontecimento mundiais, políticos e sociais, calma: isso só quer dizer que você se importa com o mundo que você vive. Contudo, se isso ganhar proporção, busque auxílio de um profissional de um(a) psicólogo(a) ou psiquiatra.