Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

O novo crime de violência psicológica contra a mulher

Aos poucos, mesmo que vagarosamente, o rol de crimes vem sendo atualizado de acordo com o que a sociedade vem clamando e padecendo. O direito como um conjunto de normas que se adapta aos anseios daqueles que por ele são tutelados, deve ser sempre atualizado de modo que não reste ineficaz ao que não mais existe, bem como obsoleto com relação a novas modalidades criminosas.

A inclusão do novo delito e o reconhecimento em torná-lo crime é de suma importância à preservação da saúde mental da mulher. É comum, infelizmente, em muitas situações que já não deveriam perdurar mais, a prática de ações que ensejam diretamente na definição de um relacionamento abusivo.

Leia também

Atitudes como humilhar, manipular, chantagear, ridicularizar, desdenhar, debochar, xingar, reprimir, suprimir a liberdade de ir e vir, entre tantas outras, tendo a mulher como vítima, estará o autor desse abuso, incorrendo no crime de VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA CONTRA A MULHER, de modo que estará sujeito a uma pena de 6 meses a 2 anos e multa.

Como medida preventiva, em alguns casos, poderá haver a determinação de afastamento imediato do suposto delinquente, quando a partir dessa violência psicológica, ensejar risco iminente de uma agressão física e consequente agravamento do fato.

O apego sentimental e costumeiro em uma relação acaba por dificultar a denunciação das atitudes do companheiro por aquela mulher que se faz vítima destes abusos. Outro fator que estorva a comunicação à autoridade competente é o medo de represálias.

A vocês, mulheres, jamais se esquivem de levar uma situação como essa ao conhecimento de quem tem atribuição para combater esse tipo de violência. Procrastinar algo dessa natureza é dar certeza de que mais pra frente, a situação ficara cada vez mais pesada e grave.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas