Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

Cirurgião-Dentista: atuar como autônomo ou como servidor público?

O cirurgião-dentista desde sempre exerce sua função como autônomo, atuando em consultórios ou clínicas particulares. Antigamente, pouco campo de atuação se via dentro do serviço público, sendo majoritariamente dentro das forças armadas, como Aeronáutica, Marinha e Exército.

Mas, com a criação do SUS, na Constituição Federal, em 1988, chegamos em um feliz momento em que a saúde é decretada um direito de todos, sendo responsabilidade do Estado ofertá-la. Desde então, a saúde bucal recebeu maior atenção junto a saúde integral, sendo vista como parte essencial do bem estar físico, mental e emocional da população. O SUS foi crescendo, mostrando sua importância, e recebendo incentivos para ampliar sua capacidade de atendimento e sua efetividade. Com isso, cada vez mais os cirurgiões-dentistas estão sendo requisitados para atuarem como Servidores Públicos, seja na Atenção Primária em Saúde, atuando como clínico geral, na Atenção Secundária em Saúde, ofertando especialidades odontológicas, ou na Atenção Terciária em Saúde, exercendo a atuação hospitalar.

Leia também

A atuação como Servidor Público tem encantado os profissionais, ao notarem o impacto positivo que sua atividade exerce na comunidade de atuação. Encontram-se novos desafios, como o empoderamento de uma área de abrangência e o pertencimento a uma equipe de saúde, como parte indissociável desta. Na qual, junto a essa equipe, há possibilidades antes não vistas, com frequência, como o desenvolvimento de atividade coletiva, intersetorial e multiprofissional, levando o dentista para fora do consultório odontológico, para exercer esse papel tão importante de educação em saúde, que, como resultado, aponta diretamente para a promoção de saúde e prevenção de doenças, através do incremento da autonomia do sujeito.

A odontologia é linda em suas diversas formas de atuação!

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas