Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

Câncer de orofaringe e HPV

Infecção na orofaringe ou em qualquer outra estrutura da cavidade bucal se dá geralmente por meio de relações sexuais desprotegidas

A infecção pelo vírus HPV (PAPILOMA VÍRUS HUMANO) é um problema que tem se tornado cada vez mais comum. Também podemos identificar o vírus HPV em outras localizações, como boca e laringe, mas é na FARINGE que sua presença faz aumentar o risco de surgimento de tumores.

A infecção por HPV NA OROFARINGE ou em qualquer outra estrutura da cavidade bucal se dá geralmente por meio de relações sexuais desprotegidas. Afinal o HPV pode atingir também os órgãos reprodutores, e na prática de sexo oral desprotegido.

Leia também

É válido ressaltar que a infecção pelo HPV pode ser prevenida por meio de aplicação de vacinas, indicadas para pessoas que ainda não tenham iniciado a fase sexual de suas vidas.

A melhor forma de COMBATE à esse vírus é a VACINAÇÃO nas CRIANÇAS. A vacina se encontra disponível no SUS.

A idade para vacinação é nas meninas (9 a 14 anos) e meninos (11 aos 14).

COMO O CIRURGIÃO-DENTISTA ATUA NESSA SITUAÇÃO?

O Dentista durante avaliação clínica, em uma rotineira avaliação e/ou consulta pode observar a cavidade bucal e detectar, se possível, alguma alteração em região de orofaringe. Caso ele não esteja apto a colher material para análise (biópsia), o mesmo deve encaminhar o paciente a um Dentista Estomatologista para a realização do procedimento e condução do caso.

Neste caso a visita periódica ao Dentista é necessária, já que faz parte da prevenção a detecção de lesões em fase inicial.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas