Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

Autocobrança, será que não estou me cobrando demais?

Sabemos que a busca por produtividade e eficiência nas atividades do dia a dia é um ponto positivo, pois mostra a iniciativa na procura do desenvolvimento pessoal, profissional, estudantil e em várias outras áreas da vida. No entanto, devemos ficar atentos em relação a forma como você se cobra para executar suas atividades. Cobrar-se de uma forma muito rígida pode te levar a um desequilíbrio físico e emocional, e ainda a uma série de outras problemáticas como baixa autoestima, intolerância à frustração, insegurança, medo de errar, entre outros, comprometendo assim ao seu bem-estar e a sua saúde mental.

Essa autocobrança excessiva pode levar a um sofrimento, devido a uma condição de sobrecarga que o indivíduo se coloca, esse padrão de comportamento muitas vezes se dá por cultivarmos pensamentos distorcidos ou disfuncionais, com isso se faz necessário entender o que leva a manutenção desse movimento tão adoecedor para nós mesmos.

Se você se identifica com os sinais citados abaixo, pode ser que a sua autocobrança já não seja mais saudável e esteja trazendo prejuízos para sua vida, veja:

* Sempre pensa que deveria ter feito melhor;

* Sofre muito quando recebe críticas;

* Se julga quando erra;

* Tenta agradar a todos o tempo todo;

* Se culpa por descansar;

* Faz de tudo para não discordarem de você;

* Sente culpa quando não dá conta de algo.

É importante ressaltar, que as cobranças são importante e fazem parte da vida, elas são fundamentais no processo de adaptação e adequação a novos contextos, mas lembre-se de ser tolerante com você.

Se você encontrar dificuldade em lidar com essa prática danosa para si mesmo, procure acompanhamento profissional, o autoconhecimento levará a entender o que causa esse comportamento e irá trabalhar diretamente em sua causa.