Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

Acne não é frescura!

Relação entre nutrientes e pele está associada não somente a deficiência ou excesso de algum nutriente

Apesar de muitas vezes a acne ser vista apenas como um problema estético e, por muitas vezes, não ser dada a devida importância, é um problema bastante relevante e que atinge boa parte da população, principalmente adolescentes e mulheres, reduzindo drasticamente a autoestima de quem as possui.

Um dos pilares mais importantes relacionados à acne é a alimentação, que por muitas vezes é esquecida e deixada de lado. Na maioria das vezes o acompanhamento dermatológico feito é isolado, não sendo associado a uma mudança alimentar, com estratégias corretas para favorecer o combate a essa patologia. Aliar dermatologia à nutrição é, sem dúvidas, o melhor cenário para o paciente.

Apesar da acne possuir vários fatores relacionados ao seu surgimento, o problema fundamental é a diferenciação da célula sebácea, elevando a quantidade de sebo que, por sua vez, só é produzido de maneira excessiva devido ao estímulo hormonal de androgênio pelas glândulas sebáceas. Além da causa ser diversa, indivíduos também apresentam diferentes graus de lesões, o que também interfere no tratamento não apenas dermatológico, mas também nutricional.

A relação entre nutrientes e pele está associada não somente a deficiência ou excesso de algum nutriente, mas à qualidade da alimentação. Dessa forma, para maior sucesso do tratamento, indivíduos com acne, independentemente do grau, precisam de manejo nutricional, de condutas anti-inflamatórias, suplementações adequadas e cuidado com a saúde intestinal.