Artigo | Ma. Mayana Rigo

A importância do profissional de coaching em parceria com o nutricionista

Para chegar ao lugar desejado não basta apenas entender qual o melhor trajeto, é preciso saber andar por ele. Do mesmo modo não basta ter a melhor dieta para o emagrecimento senão a colocar em prática na hora de se alimentar.

Ma. Mayana Rigo

Doutoranda pela Universidade Federal do ES , analista Comportamental pela Humans Solutions Atools e Life Coach pela Sociedade Latino-Americana de Coaching

Quando almeja-se perder peso a instrução técnica sobre o meio de se obter o que se busca se faz necessária, pois existem muitas formas de emagrecimento. Então, qual seria a mais saudável e eficiente para cada um? O nutricionista é o profissional apito a conduzir a melhor solução.

Todavia, não adianta ter o mapa do melhor caminho senão sabe-se pilotar por ele. A falta de autoconhecimento o impede de começar um desafio novo, ou, impossibilita de permanecer nele até atingir a meta desejada.

Portanto, é preciso ter motivação para começar, disciplina para continuar, e perseverança para vencer as programações sabotadoras e chegar ao corpo desejado.

Outro ponto importantíssimo é ter clareza de meta, ou seja, qual é o corpo que você deseja ter exatamente? Qual o estilo de vida que você procura? Pois para quem não sabe exatamente aonde vai, nenhum caminho será suficiente.

O emagrecimento impõe novos hábitos e por isso faz-se imprescindível sair da zona de conforto, logo este processo requer muito investimento de energia. Porém, onde encontrar essa fonte energética, quando o indivíduo apresenta um esgotamento emocional, e a sua principal fonte de alívio está em comer?

É neste momento que o profissional de coaching faz toda a diferença, pois o processo de emagrecimento não é só uma briga física e matemática de consumir menos do que se gasta. Contudo, trata-se de um desafio emocional em que os vícios e as compunções acontecem por traumas, bloqueios, falta de gestão emocional e de autoconhecimento. E ainda, as emoções em desequilíbrio afetam o processo metabólico do corpo podendo levar ao ganho de massa gorda.

O profissional de Coaching qualificado consegue através de uma análise comportamental descobrir quais as pré-disposições de comportamento do indivíduo, traz clareza para meta, e sabe qual a melhor forma de motivá-lo e dirigi-lo a ela.

Ele rompe com as crenças limitante (que contém traumas e bloqueios), ensina a gerenciar suas emoções, e traz leveza ao duro processo da disciplina, fazendo com que a construção de novos hábitos se torne atraente.

Não se iluda, a mudança física só é consistente e duradoura quando promove mudanças internas, ao contrário o corpo volta ao estado em que a mente o concebe. E para mudança de mente, nada melhor do que um transformador processo de Coaching.