Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARTIGOS

A atuação do Dentista Oncológico no cenário da Oncologia

Para melhor atender e ajudar os pacientes oncológicos, o profissional da área odontológica deve estar habilitado para diagnosticar, prevenir, controlar e tratar as complicações orais que surgem durante as diversas fases do tratamento oncológico

O cirurgião dentista dentro do cenário da oncologia vem para ofertar mais qualidade de vida aos pacientes que passam pelo tratamento de câncer.

Para melhor atender e ajudar os pacientes oncológicos, o profissional da área odontológica deve estar habilitado para diagnosticar, prevenir, controlar e tratar as complicações orais que surgem durante as diversas fases do tratamento oncológico.

Leia também

O cirurgião dentista oncológico tem uma grande importância no tratamento oncológico, pois apresenta uma enorme responsabilidade na diminuição dos fatores locais traumáticos, na identificação das lesões bucais, na orientação e tratamento.

Como o cirurgião dentista atua na oncologia?

Ao dar início às terapias oncológicas, o paciente, poderá realizar uma avaliação clínica e radiográfica de sua boca para identificação e tratamento a qualquer foco de infecção nessa fase.

É de suma importância a cavidade oral do paciente estar livre de infecções, com ausência de inflamações, com boa higiene oral, dentes restaurados, ou seja, a cavidade bucal tem que estar saudável para que durante os tratamentos seja ele quimioterápico ou radioterápico não sejam interrompidos ou não causem um efeito maior durante e/ou após o tratamento.

Principal alteração

Durante o tratamento oncológico é muito comum que ocorra a mucosite, que são inflamações que acomete boca, faringe, laringe, esôfago e outras áreas relacionadas, provocando desconforto no paciente. Elas são dolorosas e interferem na fala, na alimentação, aumentando o risco de infecções oportunistas.

Muitas vezes essas mucosites são severas e a suspenção ou alteração da terapia oncológica pode acontecer, isso pode influenciar no prognóstico do tratamento, levando o paciente à internação, diminuindo a sua qualidade de vida, por isso o dentista oncológico dentro desse cenário pode oferecer um plano de tratamento individualizado (Laserterapia) para essas eventualidades, fazendo o tratamento transcorrer sem interrupção.

Não só a mucosite pode afetar o paciente, as infecções (virais, fúngicas, bacterianas), disgeusia (alteração do paladar), disfagia (dificuldade de engolir), xerostomia (boca seca), hipossalivação, osteonecrose, também ocorrem.

A avaliação com o dentista capacitado é muito importante também para que ele possa trocar informações com a equipe e conduzir adequadamente o tratamento, a fim de diminuir as eventuais complicações.

Dentro do atendimento oncológico multiprofissional o Dentista Oncológico tem o papel fundamental no cuidado antes, durante e após o tratamento, dando mais conforto ao paciente.

Independente de qual seja o resultado do tratamento oncológico o mais importante é que a dignidade, aos pacientes, seja ofertada, neste momento tão delicado.

“Há uma beleza escondida nesses momentos difíceis porque é durante essas oportunidades que sentimos o humano em nós ‘’

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas