Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARAPIRACA E REGIÃO

Traipu suspende festejos juninos após recomendação do Ministério Público

Recomendação do Ministério Público é acatada e festejos juninos são suspensos em Traipu

Devido às fortes chuvas que atingem Alagoas desde a última semana, o município de Traipu, localizado no Agreste do estado, acatou a recomendação do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) em suspender a programação de todos os festejos juninos na cidade.

O promotor de Justiça Lucas Mascarenhas ressaltou, por meio de um documento, os estragos causados pelas fortes chuvas, bem como a necessidade de se empregar os recursos públicos para garantir os direitos dos munícipes em diversas áreas.

“As fortes chuvas, nesse ano de 2022, infelizmente ocasionaram diversos danos humanos e materiais. Muitos cidadãos perderam suas residências, bem como seus bens. Além disso, registramos danos em logradouros públicos, ruas e estradas. Desse modo, diante da gravidade da situação, o foco deve ser a concentração dos recursos públicos no apoio às famílias desabrigadas e no reparo dos bens públicos afetados (escolas, postos de saúde, praças, ruas etc). Razão pela qual, a realização dos festejos juninos com recursos públicos perdeu todo o sentido, dada a grandeza imperiosa das prioridades de valor constitucional ora mencionadas”, explica Mascarenhas.

Artigos Relacionados

O prefeito da cidade, Manuel Lucas Kummer, em resposta à Recomendação, enviou ofício ao membro ministerial demonstrando que teria sido acatada.

No documento, Kummer diz que, “diante do cenário atual provocado pelo volume das fortes chuvas que atingiram o Município de Traiu, decidimos cancelar os eventos festivos alusivos ao São João de 2022. Com efeito, insta destacar que os próximos festejos estão marcados apenas para o final do mês de junho (23/24/25), contudo, diante da atual situação em que nos encontramos, optamos por direcionar os recursos destinados ao referido festejo à salvaguarda dos direitos básicos das famílias afetadas por este desastre natural”.

Após orientação do MPAL, outros municípios também suspenderam suas programações juninas. Até a última segunda-feira (30), eram contabilizados 33 municípios, todos com decretos de emergência, praticamente inundados, e havia 18 mil pessoas desalojadas vítimas das fortes chuvas em Alagoas.