Postos de combustíveis são multados por práticas abusivas, em Arapiraca
Dez estabelecimentos foram fiscalizados após denúncias da população
FOTO: Arquivo Gazetaweb

Postos de combustíveis localizados em Arapiraca, no Agreste de Alagoas, foram autuados por praticar preços abusivos no abastecimentos da gasolina e por causa disso foram multados em R$ 17 mil. Dez estabelecimentos foram fiscalizados após denúncias da população.
O Procon de Arapiraca verificou que os postos elevaram os valores da gasolina antes de comprarem o produto já com o aumento realizado pelo Governo Federal em maio deste ano.
De acordo com o órgão, no mês de março de 2022 foi realizada uma pesquisa rotineira referente aos preços de combustíveis de acordo com o aumento do Governo Federal e a equipe notou que existia uma grande disparidade entre o aumento anunciado pelo governo e o que foi aplicado nos postos de combustíveis locais.
Após as fiscalizações, o Procon lavrou diversos autos de constatação, solicitando aos postos pesquisados que apresentassem as 3 últimas notas ficais de compra junto às distribuidoras referente à gasolina, álcool e diesel.
Foram lavrados autos de infração em desfavor dos estabelecimentos pela falta de justificativa no aumento dos preços, baseando-se nos incisos V e X do art. 39 do Código de Defesa do Consumidor.