Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ARAPIRACA E REGIÃO

MPT obtém decisão que retira 14 trabalhadores de condição análoga à escravidão em pedreira de Traipu

Justiça determinou que os recursos do proprietário da pedreira fossem bloqueados; o caso foi denunciado no início de abril

Pelo menos 14 trabalhadores foram retirados da condição de escravos após decisão liminar obtida pelo Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL) reconhecer a situação de trabalho análogo à escravidão, que acontecia em uma pedreira clandestina, no município de Traipu, no interior de Alagoas. A Justiça determinou que os recursos do proprietário da pedreira fossem bloqueados.

O caso foi denunciado no início de abril, após uma operação conduzida pelo pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). À época, a equipe constatou que os trabalhadores da pedreira laboravam sem assinatura em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), o que caracteriza trabalho clandestino. A maioria dos trabalhadores era natural dos Municípios de Joaquim Gomes, sendo alguns indígenas da tribo Wassu Cocal, e de Pão de Açúcar. Eles já trabalhavam em pedreiras destes municípios.

Suspeita é que a pedreira em questão realize a extração ilegal de minério na pedreira.
Suspeita é que a pedreira em questão realize a extração ilegal de minério na pedreira. | Foto: MPT/AL

A decisão foi proferida em caráter de urgência pela Vara do Trabalho de Arapiraca. Em função da gravidade dos fatos, a Justiça determinou a rescisão indireta dos contratos de trabalho dos empregados, mesmo tendo sido constatada a existência de trabalho informal no local, além de determinar, por meio de alvará judicial, a concessão de três parcelas do seguro-desemprego para os trabalhadores.

A Justiça também determinou o bloqueio dos recursos, até o limite de R$ 700 mil, e de todos os veículos e bens imóveis do proprietário da pedreira – mediante expedição de ofícios aos Cartórios de Registro de Imóveis de Traipu, Girau do Ponciano e Arapiraca.

Durante as investigações, o MPT constatou que a pedreira clandestina produzia pedras para calçamento de vias públicas, por meio do processo de explosão das pedras e posterior beneficiamento em paralelepípedos. As pedras eram utilizadas para calçamentos de municípios, por empresas intermediárias.

Artigos Relacionados

RELEMBRE O CASO

Os trabalhadores da pedreira, que foram encontrados em situação análoga à escravidão, laboravam sem assinatura em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), o que caracteriza trabalho clandestino. A maioria dos trabalhadores era natural dos municípios de Joaquim Gomes e Pão de Açúcar.

As informações apuradas pelo setor de Perícias do MPT e pelo gabinete do 5º Ofício da Procuradoria do Trabalho dão conta de que os trabalhadores não recebiam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e não possuíam água potável em condições de higiene para consumo. Os empregados também dormiam em alojamentos insalubres fornecidos pela pedreira. O local não tinha chuveiros, vestiários, armários e o local destinado a refeições era inadequado.

A equipe do MPT também constatou a ausência de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), falta de comprovação da realização de exames médicos, ausência de programa de gerenciamento de riscos, falta de plano de fogo e de treinamento sobre a preservação da segurança da saúde dos trabalhadores. Também foram verificadas instalações elétricas com partes expostas, o que oferece risco de choque elétrico.

*com informações da assessoria.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas