Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
HOME > blogs > LETRAS DE ALAGOAS
Imagem ilustrativa da imagem FILOSOFAR É PRECISO | Miguel Gustavo de Paiva Torres

BLOG DO
Letras de Alagoas

FILOSOFAR É PRECISO | Miguel Gustavo de Paiva Torres

Filosofar é preciso mas navegar também é preciso. Para chegar a bom porto, ou a qualquer porto, ilha, arrecife, rocha, vivo e caminhando, até a morte que, mais dia menos dia, chegará, sem apelos, sem dúvida.

Por isso é necessário ser furta cor; saber mudar de pele, nos momentos certos, e seguir em frente.

Sempre em frente, de preferência com casa, comida e dinheiro no bolso. Previdente e estratégico para acumular comida, roupas e joias para a viagem final.

Sabe-se lá o que vamos encontrar. É preciso acreditar no poder do dinheiro para comprar almas, e voltar a reinar.

Confesso que, na inocência dos meus verdes anos, acreditei no sol e nas águas do mar sendo eternos.

Em momentos de eternidade que já passaram. Há milhões de anos viajando e transformando-se neste exato momento musical, melódico e harmônico, como uma explosão nuclear no arranjo do universo. indiferente a todos e a tudo.

Seja azul, vermelha ou amarela a imaginação não tem limites. Inventar é preciso. Acreditar também: em outros mundos povoados por anjos e demônios, como este que experimentamos, onde pisamos terra firme e olhamos para o infinito.

Usar as palavras com significados múltiplos, em todas as línguas possíveis, para dominar o medo e desenhar a verdade, de cada um, para todos.

Ensinar, amestrar, domesticar, acumular os despojos dos inimigos para afastar a morte e vencer a batalha da vida; até que a morte nos separe para novos encontros depois, se por acaso, quem sabe.

Miguel Gustavo de Paiva Torres

Sou alagoano de Maceió, cursei direito na UFAL, trabalhei como jornalista e tomei posse como diplomata de carreira em fevereiro de 1976, no Rio de Janeiro, servi por diversas vezes em Brasília, na sede do MRE, na Costa do Marfim, Alemanha Federal, México, Lisboa, Praga, Jakarta, Havana, Panamá, e Santa Lúcia. Embaixador na República do Togo, aposentado em 2018.