O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores decidiu ontem o que já era previsível: desautorizou Ricardo Barbosa a levar adiante o seu propósito de disputar a Prefeitura de Maceió.
Um dos sinais chegou no final de semana, quando o governador Paulo Dantas manteve permanentes contatos com o deputado Paulão e afinou a conversa sobre sucessão, depois de um almoço no Palácio, que a coluna divulgou. Os encontros mostravam que as conversações estavam sendo bem encaminhadas entre o PT e o MDB, mas a decisão só foi conhecida no início da tarde de ontem.
De lado
Mesmo com o PT devendo participar da aliança com o MDB - o que deve render ao candidato Rafael Brito bons minutos no rádio e na televisão -, até agora não existe certeza de que Ricardo Barbosa fará parte da chapa majoritária.
Pressão
Quem acompanhou todo o processo de pré-candidatura do PT sabe que desde o início o MDB forçava uma aliança com o Partido dos Trabalhadores, o que só aconteceu com a intervenção da direção da cúpula emedebista ou, mais precisamente, do senador Renan Calheiros.
Juntos
Durante o final de semana, setores do PT já davam como certa a aliança do partido com o MDB, além, é claro, das conversas entre o governador Paulo Dantas, que foi um eficiente interlocutor, e o deputado Paulão, que transitou com facilidade nos últimos dias no Palácio República dos Palmares.
Habilidade
O governador Paulo Dantas tem demonstrado, na prática, que política se faz também com muita conversa e habilidade. O reforço de Paulão à candidatura de Rafael Brito se deve à costura feita pelo governador, que se tornou o maior interlocutor do MDB.
Unidade
A Unidade Popular oficializou candidatura de Lenilda Luna à Prefeitura de Maceió em 2024. Lenilda tem 57 anos, é jornalista, pedagoga e radialista. Disputa o cargo pela segunda vez. A candidata a vice é Vânia Gomes, catadora de materiais recicláveis.
Alteração
O prazo para determinado grupo de eleitores alterar temporariamente a seção ou local de votação dentro do mesmo município termina no dia 22 de agosto. A data está prevista no calendário eleitoral para as eleições municipais de outubro.
Quem pode requerer
O prazo vale para eleitores que são presos provisórios, militares das Forças Armadas, policiais militares, federais e rodoviários e guardas municipais que estarão em serviço no dia do pleito. Também podem fazer o requerimento pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, indígenas, quilombolas e integrantes de comunidades tradicionais, além de juízes eleitorais e servidores da Justiça Eleitoral.
Núcleo Industrial
O governador Paulo Dantas inaugurou, nesta segunda-feira (29), a pavimentação asfáltica do Núcleo Industrial Bernardo Oiticica, no Tabuleiro do Martins, em Maceió. A obra possui três quilômetros de extensão e recebeu R$ 10,9 milhões em investimentos. Ele também participou da inauguração de duas novas empresas instaladas no Nibo III (Newplast e Super Spring), que juntas somam mais de 170 empregos diretos, dos mil gerados em todo o Núcleo Industrial.