O resultado da mais recente pesquisa para prefeito de Maceió, embora com quinze dias de campanha e faltando apenas um pouco mais de um mês para as eleições de 6 de outubro, foi uma ducha de água fria para os adversários de JHC.
Mesmo com aliados dos adversários do prefeito de Maceió acreditando que a campanha vai crescer a partir de agora, é indiscutível que a vantagem de JHC é difícil de ser superada ou que, ao menos, ameace sua eleição. Mas diz o bom senso que não se pode subestimar o poder de fogo dos adversários nem a possibilidade de algum deslize durante a campanha que possa comprometer os resultados neste momento.
COMPORTAMENTO
Com o início do Guia Eleitoral e as inserções durante toda a programação no rádio e televisão, se observará como vão se comportar os candidatos, no caso os mais fortes, de acordo com a pesquisa da Quaest.
PREOCUPANTE
As avaliações sobre o comparecimento do eleitorado nas eleições ainda são uma grande dúvida, mas os candidatos deverão investir pesado para convencer os 58% de indecisos em quem votar no dia 6 de outubro. A abstenção, que vem crescendo nas últimas eleições, é um fator preocupante para situação e oposição.
ESFORÇO
Durante o final de semana, os bastidores funcionaram a todo o vapor. A estratégia seria reunir toda a oposição para tentar levar a eleição para um segundo turno, possibilidade, no momento, bastante improvável.
REJEIÇÃO
Outro fantasma que ronda os principais candidatos é a porcentagem alta de rejeição de todos os candidatos, destacando-se aí Lobão, que chegou a 53%, e o deputado Rafael Brito, em torno de 23%.
OTIMISMO
Mesmo que exista uma certa decepção no resultado da pesquisa por parte de adversários de JHC, o lema é não esmorecer e tentar virar o jogo daqui pra frente com ações, programas de governo bem definidos e, principalmente, convencer a população.
FINANCIAMENTO
O Governador Paulo Dantas assinou ontem o contrato de financiamento no valor de R$ 790 milhões referente à operação de crédito do Programa Visão Alagoas II, junto ao Itaú Unibanco e o Santander. Os recursos serão utilizados na execução de obras de infraestrutura rodoviária, aeroportuária, de urbanização, além da construção de unidades de saúde e aquisição de equipamentos.
RECURSOS GARANTIDOS
“Acabamos de assinar esse contrato que nos permite investir quase R$ 800 milhões em obras estruturantes, que têm um peso muito importante para o desenvolvimento do nosso estado. Já estamos com os recursos garantidos para concluir o aeroporto de Maragogi, a duplicação até Delmiro Gouveia, a duplicação de Palmeira dos Índios a Arapiraca, a duplicação de Arapiraca a São Sebastião e a duplicação do primeiro trecho da AL-101 Norte. Além disso, temos os investimentos em água e esgotamento sanitário que estamos fazendo em todo o estado de Alagoas”, citou Paulo Dantas.