Mesmo que possa acontecer uma pacificação na disputa pela presidência da Câmara de Vereadores de Maceió, assunto que já está sendo discutido nos bastidores por pessoas ligadas ao prefeito JHC, a busca por votos é, no momento, a prioridade dos dois candidatos: Marcelo Palmeira e Galba Netto.
Pela avaliações de envolvidos nessa eleição, Marcelo Palmeira tem saído na frente, mas o atual presidente, Galba Netto, tem trabalhado bastante para modificar o quadro eleitoral.
SEM PARAR
Mesmo que haja uma parada para as confraternizações do Natal na próxima semana, a campanha pela Mesa Diretora da Câmara não tem parado em momento algum. O trabalho de convencimento dos eleitores tem sido intenso pelos dois candidatos, o que deve continuar durante todo este final de ano.
INDIFERENÇA
Enquanto não se oficializam algumas alternativas que possam agradar os dois candidatos, o prefeito JHC dá a impressão de que ficará fora da disputa. Ou seja, qualquer um dos dois candidatos será importante para o Executivo municipal aprovar os seus projetos para 2025, já que são dois aliados de primeira hora do prefeito de Maceió.
ENFRENTAMENTO
O comportamento do prefeito JHC em não atender de imediato as ordens judiciais removendo o que foi implantado na Avenida Sílvio Viana, precipitadamente, indica que ele está partindo para uma queda de braço, certamente não avaliando as consequências do que pode ocorrer daqui para a frente.
TUMULTO
Até a prefeitura não cumprir o que a lei determinou, a confusão permanece nas praias de Pajuçara e Ponta Verde, principalmente do final da tarde até a noite. São empresários, turistas e a população como um todo tendo sérios prejuízos, seja de mobilidade, seja no comércio local.
ALERTA 1
Ao contrário do que possa parecer, a prefeitura de Maceió enfrenta dificuldades para honrar os compromissos com prestadores de serviços e de suprir a falta de apoio logístico em várias secretarias do município. Se com a última parcela da Braskem – R$ 250 milhões – não quitar os débitos existentes, certamente iniciará o ano de 2025 com o pé esquerdo.
ALERTA 2
Como as praias da orla marítima vão receber dezenas de milhares de pessoas para a confraternização das festas de final de ano para apreciar suas belezas naturais e a ornamentação, é preciso lembrar que a prefeitura deve ter bastante cuidado com a iluminação pública para não causar acidentes.
PREOCUPAÇÃO
A todo o vapor, as obras da duplicação da Al-101 Norte e sua conclusão estão previstas para 2026. No seu entorno, entretanto, na região de Riacho Doce, comunidades denunciam invasão de lotes, o que tem merecido uma atenção especial do Ministério Público Estadual.