Pode ser uma mera coincidência, mas as sucessivas operações policiais de combate ao crime organizado, especialmente tráfico de drogas em Maceió e região metropolitana, se dá exatamente em meio à campanha com das eleições de 6 de outubro em Alagoas.
Se a Polícia Federal desconfia que os barões do tráfico no Estado estão por trás de candidaturas, possibilidade que já foi levantada meses atrás, a corporação mantém o assunto em sigilo. O que se sabe, todavia, é que sempre neste período acontecem crimes eleitorais de compra de votos, exatamente nas regiões onde a pobreza absoluta impera.
SAQUES
Não se pode garantir, mas é o que se comenta em toda a sociedade: neste período eleitoral são feitos sucessivos saques em dinheiro vivo em bancos na capital e no interior do Estado. Se isso é uma pista para se chegar aos criminosos, que a Polícia Federal a fundo para identificar e prender quem tenta burlar a legislação eleitoral.
ABANDONADOS
Enquanto alguns candidatos nadam em dinheiro, principalmente na disputa por uma vaga na Câmara de Vereadores, outros mendigam ajuda para produzir o mínimo de propaganda eleitoral, como santinhos e adesivos.
FESTA NA PERIFERIA
É o que vem acontecendo quase sempre nas caladas da noite quando cadastros circulam através de cabos eleitorais. Se é crime, a população mais necessitada não dá bolas pra isso e argumentam que ganhar um dinheirinho fácil em tempo de eleições não seria nenhum pecado.
EMBATE
Enquanto cresce o número de denúncias na Justiça sobre crimes eleitorais, outros políticos com candidaturas impugnadas recorrem de decisões que devem ser apreciadas ainda no decorrer desta semana.
DE VOLTA
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, não bateu o martelo, mas admitiu que o horário de verão pode retornar. Ele confirmou estudos sobre o tema e os prós e os contra sobre o horário alternativo. Essa medida viria a beneficiar alguns setores econômicos, a exemplo de bares e restaurantes.
ABUSO
O Tribunal Regional Eleitoral deve jogar duro contra candidatos que provocam adversários altas horas da noite em cima de trios elétricos. Isso tem sido feito recorrentemente, e as denúncias circulam pelas redes sociais. Além de tirar o sossego da população, causa problemas para quem precisa do silêncio para descansar
SUBSTITUIÇÕES
Os partidos políticos unidos ou não por federação tiveram até ontem para indicar mudanças dos nomes dos “cabeças” de chapas para prefeito e vice, bem como alterar alguma candidatura para vereador. De acordo com o calendário seguido pelo TRE, a oficialização é necessária para poder garantir a presença dos nomes do concorrentes na urna eletrônica em tempo hábil. As oficializações com as mudanças devem ser comunicadas ao TRE.