A possibilidade de o ex-deputado Davi Davino sair do Partido Progressista e migrar possivelmente para o PSDB – onde certamente continuaria no projeto do deputado Arthur Lira – é uma indicação de que está em curso um projeto para sacramentar a aliança que teria JHC como candidato ao governo do Estado, Lira para o Senado e ele próprio disputando a segunda vaga.
A teoria mexe com o outro lado, abrindo-se a perspectiva de que o Governador Paulo Dantas permaneça no mandato até o final, preparando o time para disputar as eleições de 2026. Nesse caso, a exemplo de JHC e Arthur Lira, Renan Filho disputaria a sucessão de Paulo e garantiria o apoio incondicional para que seu pai, senador Renan Calheiros, permanecesse por mais oito anos no Senado.
FECHANDO
Embora falte muito tempo para 2026, podendo a situação sofrer modificações, as candidaturas majoritárias estão praticamente postas, a não ser que haja algum acidente de percurso bastante normal na disputa pelo poder.
SEM ACORDO
Se as projeções se confirmarem, a possível aliança branca entre Arthur Lira e Renan Calheiros não haverá de se concretizar, uma vez que o companheiro de chapa de Arthur, Davi Davino, seria o segundo voto para o Senado.
EXPECTATIVA
Pela avaliação de especialistas na área, as eleições de 2026 serão uma das mais importantes dos últimos 30 anos, em que as maiores forças políticas estarão novamente frente a frente para manter a liderança na capital e no interior.
REVIRAVOLTA
Em nível nacional, o PDT pode modificar radicalmente suas alianças, com o presidente do partido, Carlos Lupi, prevendo a saída do PV da federação com o PT, assim como do Cidadania, que estaria se desvinculando do PSDB. O Ministro da Previdência também não deixou por menos e anunciou que, se o governo cortar benefícios dos trabalhadores, deixa o governo.
ACOMPANHANDO
Nessa mesma linha vai o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, que também ameaçou se demitir do cargo caso haja cortes nos benefícios da sua área de atuação. Ou seja, o corte de gastos é uma séria ameaça e vai terminar afastando aliados do Presidente Lula.
NÃO BATEM
A disputa pela presidência da Câmara de Vereadores de Maceió continua intensa entre os candidatos Galba Netto e Marcelo Palmeira, mas a contagem dos votos não bate com a contabilidade de cada um. Dizem que há muita conversa e poucos compromissos assumidos até agora.
INVESTIGAÇÃO
As polícias de São Paulo e de Alagoas querem saber qual a finalidade da vinda a Maceió do empresário Antônio Vinicius Gritzbach, que horas depois foi assassinado a tiros no aeroporto de Guarulhos-SP, na semana passada. O que ele veio fazer, com quem manteve contatos e qual a origem de uma mala com joias avaliadas em mais de R$ 1 milhão encontrada em seu poder.