A bancada confortável do PL na Câmara de Maceió aponta que o prefeito JHC tem todos os instrumentos para fazer com facilidade o presidente do Poder Legislativo municipal, considerando que outros partidos que participaram da ampla aliança nas últimas eleições estão ao lado do chefe do Executivo.
Além do próprio PL, que aguarda uma definição por parte de JHC, o PP, com três vereadores, garante a governabilidade a partir da eleição para a presidência da Casa de Mário Guimarães, cargo que é disputado pelo atual presidente, Galba Netto, e pelo vereador reeleito Marcelo Palmeira.
RISCO
Embora os partidos tentem encontrar uma composição política para não haver um racha na bancada da situação – bastante previsível em virtude da disputa acirrada para a presidência da Câmara –, o prefeito JHC espera que os concorrentes encontrem uma alternativa para poder anunciar sua posição oficial.
JUDICIALIZAÇÃO
Não seria a alternativa que prefeito JHC deseja, mas existem amplas possibilidades de a candidatura de Galba Netto ser judicializada, embora algumas áreas jurídicas acreditem que não existe risco de se mudar o panorama político.
SEM REVELAR
Sem querer entrar no risco de se queimar durante o seu segundo mandato com a Câmara de Vereadores, o prefeito JHC está preferindo ficar longe da disputa, mas acompanhando de perto as negociações.
SILÊNCIO IMPERA
Ao contrário da Câmara Municipal de Maceió, o silêncio impera na Assembleia Legislativa Estadual, embora a eleição para a nova Mesa Diretora seja discutida diariamente entre os deputados que apoiam o atual Presidente, deputado Marcelo Victor.
EM JOGO
Além do poder na Casa de Tavares Bastos, a eleição da nova Mesa Diretora irá apontar como se dará o projeto para o governo do Estado em 2026, com Marcelo Victor comandando todo o processo eleitoral ao lado do Governador Paulo Dantas.
BATIDO O MARTELO
Finalmente, depois de muitas discussões entre lideranças partidárias, o deputado Hugo Motta, do Republicanos da Paraíba, foi o nome escolhido pelo deputado Arthur Lira para substituí-lo na presidência da Câmara a partir de fevereiro do próximo ano. A disputa, entretanto, será intensa e a bancada do PT deverá ser o fiel da balança.
GOL DE PLACA
A TV Gazeta de Alagoas participou intensamente das comemorações dos 100 anos da emancipação política de Arapiraca nessa quarta-feira e dedicou a maior parte do seu programa Bom Dia, Alagoas, ontem, às homenagens ao município. Com reportagens pontuais em que mostrou a potencialidade de Arapiraca e suas atividades econômicas e culturais nos últimos anos, a TV Gazeta mostrou a importância dessa região no desenvolvimento do Estado de Alagoas.