O possível afastamento do governador Paulo Dantas do cargo dentro do prazo estabelecido pela legislação eleitoral representa uma imensa dúvida junto ao MDB e seus aliados. As informações de bastidores agitam o mundo político alagoano e essa possibilidade estaria vinculada à renúncia, também, do vice-governador Ronaldo Lessa.
Como a desconfiança é um assunto presente em todas as eleições, somente com o decorrer do tempo – faltam menos de dois anos para novo embate político – se saberá o que ocorre nos bastidores. Aparentemente alheio a essa dúvida, Lessa vem assumindo rotineiramente o governo na ausência do titular.
ESPECULAÇÕES
Aliados de Ronaldo Lessa não consideram essa alternativa, mas admitem que o assunto é levado muito a sério. Se Paulo Dantas continuar no governo, ninguém sabe como será a atitude do vicegovernador, que não comenta sobre essa possibilidade.
AVALIAÇÃO DA ALE
Como a sucessão estadual interessa tanto ao próprio governo e, mais ainda, ao MDB e à própria Assembleia Legislativa, o caminho até lá será muito tortuoso, mas os protagonistas sabem que não podem dar o passo errado, o que pode complicar o meio de campo.
RETORNO
Há quem diga que secretários que deixaram os cargos dentro do prazo para não incorrer em inelegibilidades poderão retornar às antigas posições. São nomes bastante conhecidos da sociedade alagoana.
INTERCÂMBIO
Com uma extensa intensa em Portugal, o Governador Paulo Dantas tem trabalhado para a vinda de empresários daquele país para definir cooperações técnicas de cooperação comercial e investimentos em várias setores da economia alagoana.
PRIORIDADES
A assessoria do governo revela que o objetivo maior dos contatos feitos em Portugal e, a seguir, em Barcelona, na Espanha, é garantir investimentos no setor de energia renovável, assim como em sustentabilidade e infraestrutura. Para o Governador, “Alagoas é um estado que promove segurança jurídica, política e institucional”.
JUSTIÇA ELEITORAL
Depois dos trabalhos suspensos em virtude do período eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) retomou ontem os serviços de recadastramento e justificativas por não comparecimento às eleições municipais passadas, menos no município de Arapiraca, onde realiza ajustes técnicos no sistema, retornando no próximo dia 8.
VIGILANTES
O Deputado Estadual Cabo Bebeto (PL) celebrou, nesta terça-feira, 05, a promulgação da Lei 9395/2024, de sua autoria, que reconhece o risco inerente à atividade dos vigilantes de empresas de segurança privada e de transporte de valores no estado de Alagoas. A nova legislação, que foi promulgada recentemente, tem o objetivo de garantir mais direitos e proteção a esses profissionais que desempenham funções essenciais à segurança pública.