Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3

Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
HOME > blogs > FATOS & NOTÍCIAS
Imagem ilustrativa da imagem Fim da janela partidária muda os rumos da política em Maceió

BLOG DO
Fatos & Notícias

Fim da janela partidária muda os rumos da política em Maceió

Ocorreram muitas mudanças com a transferência de boa parte da classe política para partidos com o fim da janela partidária, mas isso não quer dizer que, por baixo dos panos, alguns que deixaram legendas mais fortes não vão apoiar os seus candidatos preferidos a prefeito de Maceió.

O quociente eleitoral a ser alcançado pelos partidos, de cerca de 14 mil votos, para eleger o primeiro vereador foi o bicho-papão dessa história toda. Se alguns partidos perderam alguns reforços; por outro lado, outros também ganharam.

DISPUTA DURA

As eleições municipais de outubro vão exigir muito empenho de todos os candidatos, e quem não tiver bala na agulha – generosos recursos financeiros e apoios políticos – ficará pelo meio do caminho.

VANTAGEM

Quem já tem mandato a priori sairá na frente se tiver mantido as suas bases durante o mandato, mas isso não garante que a eleição é fácil e que é seguro se acomodar.

COBIÇADO

Os maiores colégios eleitorais, Maceió e Arapiraca, são os mais cobiçados pelos grupos políticos de Arthur Lira e Renan Calheiros - surpreendentemente, os dois deverão estar juntos neles em 2026 na disputa pelo Senado.

REAÇÃO

Os usuários de automóveis não gostaram nem um pouco da aprovação do projeto na Câmara dos Deputados que retoma a cobrança do DPVAT, sumido há alguns anos. É mais um imposto para enfiar goela abaixo.

ESFORÇO

Quem está na luta para recuperar os espaços perdidos na Câmara de Vereadores pelo PSD é o ex-prefeito Rui Palmeira, que decidiu ir para o sacrifício. Palmeira sabe que a parada é bastante dura.

EXEMPLO

Aliado de primeira hora e ajudado na sua eleição para a Câmara de Vereadores pelo ex-prefeito Rui Palmeira, Joãozinho, com a máquina de calcular na mão, preferiu cair fora do partido e tentar a reeleição pelo MDB, o que não é nada fácil.

CONFESSANDO

A afirmação de um dos diretores da Braskem, na CPI, de que a empresa é responsável pelo desastre ambiental e social gerado em Maceió depois do afundamento do solo que atingiu cinco bairros é um atestado de que não ha mais o que se discutir.

ACELERANDO

Fazendo jus às estatísticas de combate ao crime organizado, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, acelera as operações policiais na capital e no interior. Gangues estão sendo desarticuladas e organizações criminosas estão sendo combatidas dia após dia. Ontem, nova operação foi realizada com sucesso pela Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar.

IMÓVEIS

O Recadastramento Imobiliário 2024 já está em vigor e deve ser realizado pelos titulares ou co-titulares dos imóveis. Os interessados devem acessar o site online.maceio.al.gov.br para fazer o procedimento.