Imagem
Menu lateral
Imagem
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
HOME > blogs > FATOS & NOTÍCIAS
Imagem ilustrativa da imagem Cunha na disputa como vice será um grande negócio?

BLOG DO
Fatos & Notícias

Cunha na disputa como vice será um grande negócio?

A provável renúncia do mandato de senador para emplacar seu nome como candidato a vice de JHC deixa uma pergunta para a qual muitos eleitores de Rodrigo Cunha (União) exigem resposta. Será um grande negócio ele trocar o Senado para compor na chapa do PL na corrida à prefeitura de Maceió?

Os bastidores mostram que até o próprio Cunha está meio reticente nesse episódio. Possivelmente, seria a primeira vez na história do Senado que um parlamentar abdicaria de alguns anos do mandato para tentar uma aventura que nem sempre dá certo.

Projeções

Como a provável indicação do senador passa por um projeto que chega a 2026, é de se perguntar se tudo isso vai vingar e se os compromissos realmente seriam cumpridos. Ele visualiza, entretanto, caso tope a parada, a possibilidade de assumir futuramente a prefeitura caso JHC se reeleja e depois se desincompatibilize do cargo para concorrer ao governo do Estado.

Avaliações

Como tudo na vida política passa por avaliações, há de se supor que o projeto do grupo de JHC envereda também pela possibilidade de o ministro dos Transportes, Renan Filho, topar disputar o governo de Alagoas para não o entregar ao grupo de oposição, o que seria bastante previsível.

Jogo difícil

As estratégias, como se vê, são instrumentos que passam diariamente pela análise tanto do presidente regional do MDB, senador Renan Calheiros, como do PP, deputado Arthur Lira. O certo, mesmo, é que os dois serão candidatos ao Senado em 2026.

Alto lá

Essa justificativa do PT de que está unido ao MDB para combater o bolsonarismo na capital, é conversa pra boi dormir. O partido perdeu a disputa e agora tenta sair bem na fita.

Apressando

No interior, está existindo uma mistura de jacaré com cobra d’água, como diz o velho ditado. Nas convenções, constantemente aparecem adversários de longas datas. Tudo em nome das eleições de 2026.

Superado

Nos bastidores políticos e do próprio PT, é tocar a bola pra frente depois da decepção por não poder o partido concorrer à prefeitura da capital com Ricardo Barbosa. Petistas agora cuidam em robustecer os candidatos a vereador, garantindo pelo menos um nome para a Casa de Mário Guimarães.

Em pauta

Mesmo que haja uma disputa intensa para uma vaga entre os candidatos, alguns que irão para à reeleição já entram em campanha para a presidência da Câmara. João Catunda e Marcelo Palmeira são, nos bastidores, os dois potenciais candidatos à vaga de Galba Netto.

Preferência

Para a substituição de Galba Netto, os bastidores indicam que Catunda ganha a preferência do prefeito JHC, embora se aguarde ainda as eleições de outubro. Já Marcelo Palmeira trabalha nas bases e aposta no seu poder de convencimento.

X