Com 58% dos eleitores ainda indecisos sobre em quem vão votar para prefeito de Maceió no dia 6 de outubro – embora em outras situações JHC venha liderando com certa tranquilidade –, as forças de oposição ainda acham que o jogo pode mudar.
Uma campanha mais agressiva junto ao eleitorado e a presença mais forte nas ruas dos aliados, destacando-se, no caso de Rafael Brito, o governador Paulo Dantas e o ministro dos Transportes, Renan Filho, os números, matematicamente, ainda podem se reverter até a divulgação da nova pesquisa da Quaest, no próximo dia 20.
APELO
Os candidatos, a exemplo de Rafael Brito, têm partido para o tudo ou nada tentando sensibilizar o eleitorado da periferia. Ele prometeu – o que causou uma intensa repercussão – zerar a tarifa do transporte coletivo, um dos maiores problemas enfrentados pela classe mais necessitada dos bairros da capital.
REALIZAÇÕES
No Guia Eleitoral, o prefeito JHC tem massificado suas realizações e prometido ainda muito mais se for reeleito, lutando para conquistar o voto de quem ainda está indeciso.
PERIFERIA
Com uma campanha dirigida especialmente para as regiões mais desassistidas pelo poder público, Lobão, do Solidariedade, tem surpreendido na sua colocação nas pesquisas de intenção e votos e briga também para aumentar o poder de fogo e provocar um segundo turno.
REDUZINDO
A tendência, acreditam especialistas na área, é que a indecisão do eleitorado caia com a proximidade das eleições, o que se saberá com a divulgação da próxima pesquisa, quando possivelmente se poderá fazer uma avaliação mais próxima da realidade.
NÃO DEU
Mantida a impugnação pela Justiça Eleitoral do candidato Marcos Madeira à prefeitura de Maragogi, a situação comemora e acredita que não haverá mais surpresa nas eleições de 6 de outubro, embora o assunto ainda possa render muito mais.
IMPROVÁVEL
Mesmo que ainda exista alguma esperança, é pouco provável que o Presidente Lula venha a Maceió participar da campanha de Rafael Brito. Segundo a mídia nacional, Lula somente deve visitar no Nordeste as capitais dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, com maiores possibilidades de vitória.
E-TITULO
Com o primeiro turno das eleições municipais de 2024 agendado para o dia 6 de outubro, quem ainda não atualizou o aplicativo e-Título deve fazê-lo o quanto antes, com o objetivo de garantir tranquilidade e facilidade no momento de participar do pleito. O alerta é do próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
E-TÍTULO 2
A recomendação é que os eleitores baixem o aplicativo antecipadamente para evitar “eventuais filas virtuais” nos dias mais próximos às eleições, o que pode comprometer a qualidade da conexão em virtude da grande quantidade de acessos simultâneos.