As propostas ousadas que o deputado federal Rafael Brito tem feito nos últimos dias no Guia Eleitoral poderão dar bons frutos durante a próxima pesquisa da Quaest, cujo resultado deve ser anunciado no dia 20 deste mês.
Prometendo contemplar jovens estudantes com o Cartão Escola 10, no valor de R$ 150 mensais, a exemplo do que fez quando dirigia a Secretaria de Educação do Estado, e zerar a tarifa do transporte público, espera-se que Brito saia dos 4% na intenção de votos.
REFORÇO
Além das promessas feitas, a tropa de choque de Brito aposta que os resultados nas próximas avaliações serão em consequências das propostas que tem levado à população e do engajamento à campanha do Governador Paulo Dantas e do ministro dos Transportes, Renan Filho.
ESQUENTANDO
Em Maceió, o guia eleitoral está mostrando nos minutos destinados aos candidatos majoritários que a campanha está esquentando e as promessas de campanha, assim como as denúncias entre os adversários, estão se avolumando. Se isso vai alterar a vontade dos eleitores que já se definiram em quem votar, só o tempo e as pesquisas dirão oportunamente.
NOVA FRENTE
O deputado Arthur Lira abandonou a ideia de eleger Elmar Nascimento, do União Brasil da Bahia, como seu sucessor na presidência da Câmara e, agora, passa a apostar suas fichas em Hugo Motta, do Republicanos da Paraíba e que está tendo o aval do Presidente Lula.
ARTICULAÇÕES
A semana foi de muita movimentação em Brasília, e a solução para Arthur sair por cima foi o consenso entre lideranças para defender o nome de Hugo Motta, o que visivelmente desagradou Elmar Nascimento.
PERDE E GANHA
Se não vai conseguir eleger o seu candidato preferido, pelo menos Arthur Lira se mantém em alta com o deputado Hugo Motta, do Republicanos, que já demonstrou ser seu parceiro em projetos aprovados na Câmara dos Deputados nos últimos anos.
SEM DEFINIÇÃO
O Tribunal Regional Eleitoral está analisando as solicitações de tropas federais para os municípios onde a campanha está fervendo, em Marechal Deodoro, Pindoba, Teotônio Vilela e Estrela de Alagoas, mas outras localidades podem ser adicionadas.
FAZENDO AS CONTAS
As candidaturas de Rui Palmeira e de Cícero Almeida, exprefeitos de Maceió, não parecem tão embaladas como se previa no início, e os dois têm colocado o pé na estrada para lembrar ao eleitorado os frutos de suas gestões. Com adversários fortes, a dupla não tem descansado nesta campanha política.
DIREITO DE RESPOSTA
O exagero das denúncias no Guia Eleitoral tem feito a Justiça conceder direito de resposta aos adversários, o que retirar um tempo precioso no rádio e na televisão. Para observadores, essa situação começa a se ampliar no panorama eleitoral.