Em artigo publicado nesse domingo (15/09), Vítor Pereira destaca a trajetória positiva que Alagoas vem percorrendo nos últimos anos, especialmente sob a gestão do governador Paulo Dantas, como uma das marcas importantes nos 207 anos de sua emancipação política, comemorados nesta segunda-feira.
Em resumo, Pereira defende que o equilíbrio entre uma equipe técnica de excelência e a capacidade política de dialogar com diversos setores da sociedade tem sido o grande diferencial dessa administração.
Ele próprio parece ser um símbolo desse equilíbrio. VP chegou ao governo ainda em 2022 como vice-presidente da Casal e foi escolhido para uma das mais importantes Pasta da gestão de Paulo Dantas, a partir de janeiro de 2023. Chegou como técnico e sofreu para se adaptar ao ambiente político nos primeiros meses. Não só ele. Parte da equipe escolhida pelo atual governador não tinha a vivência do Estado.
A adaptação de Vítor - agora mais experiente e com maior jogo de cintura - foi rápida, a ponto dele participar hoje de comícios e caminhadas no interior e na capital, nas campanhas de diferentes candidatos. Apesar do indisfarçável gosto que vem tomando pela política, VP segue focado na gestão e vidrado, como sempre, em dados. No artigo, ele avalia a nova realidade de Alagoas.
"Desde 2015, o governo de Alagoas vem selecionando e prestigiando técnicos de alta capacidade resolutiva e criatividade na elaboração de políticas públicas", enfatiza o secretário. A gestão de Paulo Dantas avançou ainda mais nesse aspecto, promovendo uma equipe majoritariamente feminina, o que, segundo Pereira, reflete a valorização de atributos técnicos e sociais na administração pública.
Entre os destaques mencionados por Vitor Pereira estão os avanços econômicos, como o crescimento de quase 10% do PIB nos últimos dois anos, resultado que ele credita a uma gestão equilibrada e comprometida com resultados concretos. "Em dois anos, alcançaremos 10% de avanço no PIB, refletindo no maior número de pessoas empregadas da nossa história", afirma.
Pereira também ressalta a importância dos programas sociais, que beneficiaram mais de 500 mil pessoas e ajudaram a reduzir a desigualdade e a violência em Alagoas. "Daí a necessidade de o Cartão Escola 10, o Cartão Cria e as Creches Cria serem perenizados como programas de Estado", aponta.
O artigo reforça ainda o impacto positivo dos investimentos em infraestrutura, com quase 20% da receita estadual sendo destinada a áreas como estradas duplicadas, escolas e hospitais, consolidando Alagoas como referência em capacidade de investimento.
Com uma gestão pautada no diálogo e na eficiência técnica, Vitor Pereira conclui que Alagoas está em um caminho de crescimento sustentável, destacando que "o equilíbrio entre a gestão técnica e a governança política mantém Alagoas com crescimento econômico entre os maiores do Brasil".