Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
HOME > blogs > EDIVALDO JÚNIOR
Imagem ilustrativa da imagem JHC chama vereadores para conversar sobre eleição de presidente da Câmara de Maceió

BLOG DO
Edivaldo Júnior

JHC chama vereadores para conversar sobre eleição de presidente da Câmara de Maceió

O prefeito de Maceió, JHC,chamou vereadores da sua base para conversar sobre a eleição da mesa diretora da câmara, que será realizada em primeiro de janeiro.

As conversas ocorreram na noite desta quinta-feira, após o retorno do prefeito de uma viagem a Brasília. Durante a semana ele já havia conversado com os dois candidatos a presidente da mesa diretora, os vereadores Galba Netto e Marcelo Palmeira, ambos do PL.

JHC conversou ontem à noite com pelo menos cinco vereadores de partidos da sua base (PL e PP), que apoiam Marcelo

Pelo menos quatro deles, teriam dito ao prefeito que estão fechados com Marcelo Palmeira e não pretendem mudar de posição.

O prefeito, na conversa com Palmeira, realizada na última quarta-feira, chegou a sondar se ele toparia disputar outro cargo na mesa diretora, que não fosse o de presidente. Marcelo teria explicado que não tinha mais como voltar atrás, em função dos compromissos assumidos com o grupo que é formado, além dele, por 17 dos 27 vereadores.

O grupo tem dez vereadores eleitos por partidos de oposição e oito vereadores da base do prefeito JHC. Reunidos ontem, esses vereadores decidiram fechar questão em torno da candidatura de Marcelo Palmeira à presidência.

"É uma eleição interna do Poder Legislativo e nós decidimos que vamos seguir em frente. O prefeito terá o nosso apoio, vamos votar nos projetos que ele precisar, vamos garantir a governabilidade, mas decidimos que a eleição da Mesa será resolvida no âmbito da Câmara, sem interferências externas", disse um dos vereadores que fazem parte do grupo.

João Henrique Caldas também conversou com Galba Netto durante a semana. A conversa que ele teve ontem à noite com alguns vereadores foi interpretada como um gesto para o atual presidente da Câmara, que vem recorrendo ao Executivo para tentar se reeleger no cargo.

"Não acreditamos que o prefeito vá fechar questão em torno do Galba, porque ele não tem os votos necessários para ganhar. Ele ficou quatro anos como presidente da câmara e ao recorrer ao apoio da prefeitura para tentar se eleger mais uma vez, mostra que não conseguiu consolidar a sua liderança", afirma o vereador.

Outro problema é que Galba Netto teria uma relação difícil com vários vereadores, inclusive do PL. "Muitos vereadores da base do JHC e principalmente da oposição não têm uma boa relação com o atual presidente da Câmara. Essa situação, essa falta de sintonia, só piorou depois das eleições deste ano", pondera o vereador.

A expectativa do grupo é que o prefeito JHC não interfira no processo eleitoral. "Não há nenhum clima de disputa com o Executivo, mas decidimos que essa é uma eleição que será resolvida pelos próprios vereadores porque trata-se de uma questão interna do Poder Legislativo. Temos compromisso com a cidade e com a governabilidade. Prefeito pagar você sabe que não terá a menor dificuldade, ao contrário pode ter até mais facilidade, se o Marcelo foi eleito presidente", aponta o vereador.

X