O futebol é, muitas vezes, uma metáfora da vida: luta, resistência e superação. E o Zumbi Esporte Clube, da histórica cidade de União dos Palmares, mostrou que nenhum abismo estrutural pode deter a força do trabalho e da vontade.
Na Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Zumbi venceu o poderoso Flamengo, uma vitória que vem como um presente, um afago na alma, para o povo palmarino. União dos Palmares, terra da Serra da Barriga, onde resistiu o grande Zumbi dos Palmares, enfrentou recentemente um luto coletivo após a tragédia na Serra, em pleno mês da Consciência Negra.
Essa vitória simboliza mais do que três pontos: é um grito de jovens sonhadores que enfrentaram adversidades e mostraram ao Brasil o que é resistência. Sim, o Zumbi tem batido na trave nos últimos anos em busca do acesso, mas segue firme, carregando consigo a força da superação, como todo palmarino sabe fazer.
No entanto, um “ato-falho” durante uma declaração do pai de Endrick quase ofuscou a vitória. Ao mencionar que alguns garotos jogavam com chuteiras desgastadas pela chuva e o fato dele nem saber o nome da cidade, o fez perder a oportunidade de reconhecer o esforço desses atletas, que, apesar das dificuldades, sonham em um dia alcançar o mesmo sucesso do filho dele.
Mas nada apaga a força do Zumbi. Essa vitória foi um presente de esperança para a cidade de União dos Palmares, um momento de orgulho e de renascimento após tantas dificuldades.
O Zumbi dos gramados carrega o mesmo espírito do grande Zumbi dos Palmares: a resistência é o que os mantém de pé !