Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
HOME > blogs > BLOG DO MARLON
O Estádio Rei Pelé .

BLOG DO
Blog do Marlon

Segurança em Jogo: Rei Pelé com Limite de Público


			
				Segurança em Jogo: Rei Pelé com Limite de Público
O Estádio Rei Pelé .. Foto: Aldo Correa/TV Gazeta

Hoje, às portas do início da temporada 2025, uma medida emergencial impacta diretamente o futebol alagoano. Após uma reunião no Ministério Público, foi firmado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que reduz a capacidade do Estádio Rei Pelé para apenas 10 mil torcedores no jogo de abertura entre CSA e Barcelona (BA). A restrição decorre de reformas na principal rampa de acesso e na passarela que conecta a rampa à Grande Arquibancada, setor mais afetado pelas obras e que apresenta riscos estruturais significativos.

Caso o CSA avance para a segunda fase da Pré-Copa do Nordeste, a capacidade será ampliada para 13 mil torcedores, mas a limitação continuará nos próximos três meses, período previsto para a conclusão das obras. Apesar de parecer um ajuste simples, o cenário exige atenção máxima, já que o setor afetado contará com apenas uma saída de emergência. Situações assim evocam tragédias recentes, como o desabamento da Fonte Nova em 2007 e o trágico episódio ocorrido na Indonésia, em outubro de 2022, onde 125 pessoas morreram e mais de 320 ficaram feridas após uma ação policial desastrosa. O uso de gás lacrimogêneo gerou pânico entre os torcedores, que correram em massa, resultando em mortes por asfixia e pisoteamento.


			
				Segurança em Jogo: Rei Pelé com Limite de Público
O buraco aberto na grande arquibancada causou o acidente na antiga Fonte Nova, em Salvador, no dia 25 de novembro de 2007.. DIVULGAÇÃO VOZ DA BAHIA

Segurança em xeque

O TAC busca mitigar riscos, mas o histórico de improvisos e descumprimentos no futebol brasileiro deixa uma preocupação: será que os limites impostos serão respeitados? Superlotação e improvisos no controle de público podem transformar o estádio em uma armadilha. O caso da Indonésia é um lembrete de como a falta de planejamento e ações equivocadas podem resultar em tragédias. No Rei Pelé, o foco precisa ser a segurança, garantindo que nenhuma vida seja colocada em risco.


			
				Segurança em Jogo: Rei Pelé com Limite de Público
A polícia disparou gás lacrimogêneo, levando a uma correria e a casos de asfixia — Foto: AFP/Getty Images via BBC. GETTYIMAGES

Responsabilidade compartilhada


			
				Segurança em Jogo: Rei Pelé com Limite de Público
Reunião aconteceu nesta sexta-feira (3) - Foto: Ascom MP/AL. ASCOM MP/AL

Neste cenário, todos os envolvidos têm um papel a cumprir. O Ministério Público, a FAF, a SELAJ e os clubes precisam garantir o cumprimento das obras e a segurança dos torcedores. Já a “bancada da bola”, formada por deputados como Remi Calheiros, Marcos Barbosa, Silvio Camelo e Alexandre Ayres, tem a oportunidade de ajudar acelerar a liberação de recursos e cobrar agilidade no cronograma. A solução exige responsabilidade e eficiência de todos.

Um início turbulento para 2025

O ano de 2025 já expõe os desafios estruturais e organizacionais do futebol alagoano. O rebaixamento antecipado do Igaci e a redução da capacidade do Rei Pelé são reflexos de problemas que vão além do campo. Com uma limitação de público que afeta diretamente a arrecadação e a experiência do torcedor, o futebol local começa o ano em desvantagem.


			
				Segurança em Jogo: Rei Pelé com Limite de Público
Pelé na inauguração do estádio que leva seu nome, Rei Pelé, em Alagoas 25 de Outubro 1970.. Divulgação museu dos esportes

Que os episódios recentes sirvam de alerta para que a segurança do torcedor seja a prioridade absoluta. Tragédias como as da Fonte Nova e da Indonésia não podem se repetir. O Estádio Rei Pelé, único no mundo a carregar o nome do maior ícone do futebol, merece ser respeitado como símbolo do legado do Rei, que nos deixou há tão pouco tempo. Honrar o nome de Pelé significa garantir que esse espaço continue sendo palco de celebrações, marcado pela segurança, pela organização e pelo cuidado com quem mantém viva a paixão pelo futebol: o torcedor.

X