O Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), localizado na cidade de Delmiro Gouveia, em Alagoas, realizou a primeira captação de órgãos para transplantes. O procedimento foi realizado nesta quinta-feira (5), durante a primeira semana da Campanha Setembro Verde.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o doador, que tinha 47 anos, foi acometido por uma encefalopatia hipóxico-isquêmica e sua família autorizou a doação depois de constatada, por diversos exames, a evolução para morte encefálica.
Leia também
As duas córneas captadas devem ser transplantadas em receptores alagoanos. O fígado também será transplantado em um paciente do estado, completando assim o 23º transplante deste órgão em Alagoas.
Os rins serão enviados para receptores de outra unidade federativa. Ao todo, cinco pessoas devem ser beneficiadas.
O diretor do HRAS, Carlos Augusto dos Anjos, afirmou que a primeira captação de órgãos da unidade é um momento histórico e que foi possível por meio da dedicação de todos os profissionais envolvidos.
“Fruto de um excelente trabalho executado pela equipe multidisciplinar do hospital, que, com muita ética, respeito e humanização em todos os momentos, tanto com o paciente, quanto com os familiares, realizou um trabalho em prol da vida”, disse.
*com informações da assessoria.