Para alertar a população, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) informou sobre uma nova tentativa de golpe envolvendo e-mails falsos em nome da instituição. Os alvos são lojistas e empresários do estado.
De acordo com a corporação, os golpistas enviam mensagens eletrônicas com o brasão de bombeiro civil, se passando pelo órgão oficial, com o intuito de coletar dados pessoais das vítimas.
Leia também
"O golpe consiste no envio de uma notificação falsa que utiliza informações pessoais da vítima e faz referência a prazos e multas, criando um senso de urgência. Em seguida, o e-mail apresenta um link, que serviria para obter mais detalhes sobre as supostas pendências, entretanto, ao acessar o endereço eletrônico, são solicitadas informações pessoais, com o objetivo de roubar os dados das vítimas", explicou o Corpo de Bombeiros.
Assim, a institução esclareceu que não envia links por e-mail ou contato telefônico para acessar notificações, autuações ou consulta de eventuais pendências, além de evidenciar que, em nenhuma circunstância, faz contato para solicitar pagamentos, regulamentação ou atualizações de dados.
"A recomendação é que a população verifique as informações e entre em contato com a instituição pelos canais oficiais para realizar a denúncia e não responda ou clique no link", concluiu o CBM/AL.
Em caso de dúvidas ou para obter mais informações, a população pode entrar em contato com canais oficiais do órgão.
*com informações da assessoria.