Uma fiscalização realizada na cidade de Monteirópolis, na região da Bacia Leiteira, identificou uma série de desvios de água e recuperou um volume suficiente para abastecer 60 famílias. A ação foi comandada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a concessionária Águas do Sertão.
Durante a operação, as estruturas, que estavam desviando 600 mil litros de água por mês, comprometeram o abastecimento local. No povoado Farias do Meio, por exemplo, uma rede que alimentava irregularmente mais de cinco lotes de mini chácaras ficou inoperante.
Leia também
Uma tubulação direta de 500 metros ligada à rede de Olho D'água do Casado a Santana do Ipanema também foi desativada, eliminando o enchimento ilegal de uma barragem. Já no povoado Bola, cerca de 16 imóveis foram desconectados de outra rede que operava de maneira irregular, assim como um ramal que fornecia água a um laticínio foi desligado.
De acordo com o coordenador do Mais Água Alagoas, Vitor Pereira, as ações buscam melhorar a eficiência do sistema de abastecimento da região. “O fornecimento de água com qualidade para milhares de pessoas exige que realizemos operações como essas. Precisamos combater as perdas e os desvios, que geram prejuízos milionários e deixam parte da população desabastecida”.
Já o gerente de eficiência operacional da Águas do Sertão, Heron Lima, afirmou que, a disponibilidade da água para os moradores é regularizada com as intervenções. "Nosso objetivo é garantir que toda a água do sistema alcance a população de maneira justa e sustentável, especialmente nas áreas mais afetadas”, disse.
*com informações da assessoria.