Ex-presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) têm manifestado apoio à reeleição de Vagner Paes, atual presidente da instituição. Entre os nomes de peso da advocacia alagoana que reforçam a união em torno da Chapa 1, liderada por Vagner e pela candidata à vice Cláudia Medeiros, estão advogados que marcaram época na presidência da entidade. A eleição para a presidência da Ordem está marcada para o próximo dia 19.
Um dos mais renomados advogados do País, Nabor Bulhões, que presidiu a OAB/AL entre 1987 e 1991, destacou em um vídeo divulgado nas redes sociais seu apoio à Chapa 1.
Leia também
“O presidente Vagner pleiteia a reeleição após um primeiro mandato iluminado, que muito contribuiu para engrandecer a advocacia em suas dimensões institucional e profissional, especialmente na defesa dos direitos e das prerrogativas dos advogados. Sua atuação no Colégio de Presidentes de OABs ganhou repercussão e reconhecimento nacional”, afirmou Bulhões.
Sucessor de Nabor na presidência da entidade, o advogado e ex-procurador-geral do Estado Marcelo Teixeira, também manifestou apoio a Vagner Paes e Cláudia Medeiros.
“O trabalho dedicado e os avanços realizados pela atual gestão, tanto na defesa das prerrogativas dos advogados quanto na promoção de cursos e congressos, merecem continuidade. O compromisso com a defesa dos interesses da sociedade também é um diferencial”, destacou Teixeira, que presidiu a entidade entre 1991 e 1995.
Romany Cansanção, presidente da OAB/AL entre 1995 e 1997, ressaltou sua confiança em Vagner e Cláudia para conduzir os destinos da entidade. “Como profissionais de inquestionável capacidade, eles estão habilitados para defender a Constituição, a democracia, os direitos humanos e a justiça social, garantindo a correta aplicação das leis”, afirmou.
Outro ex-presidente que fez questão de reforçar o engajamento em torno da Chapa 1, foi o advogado José Areias Bulhões, que liderou a entidade entre 2001 e 2003.
“Apoio a chapa liderada pelo Vagner Paes, por entender que ele merece continuar o seu trabalho vitorioso, voltado para melhorias das condições de trabalho de advogadas e advogados, apoio à jovem advocacia, defesa dos direitos e prerrogativas, e no aperfeiçoamento profissional. Além disso, a Ordem vem sendo atuante na defesa dos direitos humanos e firme no compromisso com o Estado Democrático de Direito”, justificou.
O professor e também ex-procurador-geral do Estado Marcos Bernardes de Mello, que presidiu a Ordem entre 2004 e 2006, enfatizou a relevância da eleição e o trabalho sério de Vagner à frente da OAB. “Com 89 anos, advogo há quase 70 anos e amo a advocacia. Testemunhei o desempenho sério e decente de Vagner à frente da OAB de Alagoas. Não tenho dúvidas em apoiá-lo, assim como a Cláudia Medeiros, minha colega de escritório, por sua dedicação à Ordem, muitas vezes em sacrifício da própria profissão”, afirmou.
Outro professor, advogado e ex-presidente que está participando ativamente da campanha da Chapa 1 é Thiago Bonfim. Ele esteve à frente da entidade entre 2013 e 2015, e relembrou o tratamento republicano que sempre recebeu de Vagner, mesmo após terem disputado o último pleito em chapas opostas.
“Passada a eleição, os palanques desarmaram, Vagner manteve o compromisso com a advocacia, convidando-me para participar das atividades da Ordem e buscando minha opinião. O trabalho que ele vem realizando justifica a continuidade”, disse Bonfim.
Única mulher a presidir a OAB/AL, Fernanda Marinela declarou apoio à candidatura de Vagner, ressaltando a entrega de avanços inegáveis para a advocacia alagoana nos últimos três anos.
“Ele mostrou habilidade política, capacidade de construir uma grande união apesar das diferenças, argumentação em prol das prerrogativas da Advocacia e capacidade de trabalho e entrega”, afirmou. “Sinto que a advocacia está em boas mãos com a atual gestão e, por isso, com muita alegria, apoio a candidatura de Vagner e Cláudia", complementou.
Marinela ainda afirmou que, como forte defensora da pauta da igualdade de gênero, reconhece os avanços construídos pela atual gestão nesse caminho. “Posso dizer, sem sombra de dúvidas, que Vagner e Claudia seguem consolidando um importante legado para as advogadas e advogados de Alagoas”, justificou.
O antecessor de Vagner, Nivaldo Barbosa, elogiou o projeto de integração e inclusão da gestão atual. “Acredito no projeto de união da advocacia, que trouxe avanços na representação de mulheres, negros e da comunidade LGBTQIAPN+, com políticas de acolhimento e investimentos tanto na capital quanto no interior, tanto em obras físicas, quanto na defesa de prerrogativas”, observou Barbosa. “Trouxemos todas as associações ligadas à advocacia para esse projeto e seguramente firmamos um verdadeiro pacto pela advocacia em nosso Estado”, complementou.
Vagner Paes agradeceu o apoio recebido: “É uma honra contar com o respaldo dos ex-presidentes seccionais, além dos presidentes das subseções e das lideranças das principais associações jurídicas. Isso fortalece nossa caminhada rumo à reeleição e reforça nosso compromisso em continuar expandindo as estruturas de trabalho e aproximando a advocacia do interior da Ordem”, afirmou. “Nossa proposta é garantir que a advocacia alagoana tenha o suporte e o respeito que merece”, concluiu.
DIRETORIA
A Chapa 1 também é composta por Henrique Vasconcellos na Secretaria-Geral, Any Ayres na Secretaria-Adjunta e Victor Pontes na Tesouraria. O Conselho Federal terá Felipe Sarmento, Natália Von Sohsten e Fernando Falcão, enquanto Leonardo de Moraes segue na presidência da Caixa de Assistência dos Advogados.
*Com assessoria