Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Copa Rainha Marta Nordeste é lançada em Maceió com foco na valorização do futebol feminino

Jogos serão realizados entre os dias 3 e 9 de novembro, no Estádio Rei Pelé


				Copa Rainha Marta Nordeste é lançada em Maceió com foco na valorização do futebol feminino
Copa Rainha Marta Nordeste é lançada em Maceió com foco na valorização do futebol feminino. Edvan Ferreira / Agência Alagoas

Em uma cerimônia marcada pela celebração ao esporte e à representatividade feminina, foi lançada oficialmente nesta quarta-feira (4), em Maceió, a Copa Rainha Marta Nordeste. Organizada pelo Consórcio Nordeste em parceria com o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, a competição promete se tornar referência no calendário esportivo da região.

O evento contou com a presença dos nove secretários de Estado do Esporte do Nordeste, além de representantes de clubes e autoridades esportivas. A competição será realizada entre os dias 3 e 9 de novembro, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Antes disso, cada estado nordestino organizará sua própria seletiva, com o objetivo de montar uma seleção estadual que o representará na etapa final.

Leia também

A Copa presta homenagem à atleta alagoana Marta, considerada a maior jogadora da história do futebol feminino, e busca incentivar a formação de novos talentos e fortalecer a base da modalidade nos estados nordestinos.

“Estamos falando de muito mais que futebol. É inclusão, visibilidade, empoderamento e oportunidade para milhares de meninas e mulheres sonharem com o protagonismo no esporte”, afirmou Lydia Pollyana, secretária de Estado do Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas. “A Copa Rainha Marta é também um reconhecimento à maior atleta da história do futebol feminino, que saiu do interior de Alagoas para conquistar o mundo”.

Para Luciano Leonídio, coordenador da Câmara Temática do Esporte do Consórcio Nordeste, a Copa representa uma conquista coletiva dos estados nordestinos. “Essa é uma ação concreta de fortalecimento da integração regional, do incentivo ao futebol feminino e da valorização das nossas atletas. É o Nordeste unindo forças para promover mais oportunidades e revelar novos talentos”, declarou.

Representando a família de Marta, Risô Vasconcelos celebrou a ampliação da competição. “Estou aqui hoje representando a família da Marta, e como pessoa íntima, fico emocionada de ver o que a nossa menina, hoje uma mulher, se tornou. Não falo apenas dentro de campo, mas fora principalmente. Além do dom do futebol, tem o dom de representar os alagoanos, os brasileiros, em especial o público feminino”, disse.

Formato da competição

As nove seleções estaduais serão divididas em três grupos de três equipes. Após a fase de grupos, avançam às semifinais os três primeiros colocados de cada grupo e o melhor segundo colocado. As classificadas seguem então para as semifinais e, posteriormente, para a grande final, que promete lotar as arquibancadas do Estádio Rei Pelé.

Após oito edições realizadas em Alagoas, a Copa Rainha Marta — já consolidada no calendário do futebol feminino — chega em um momento de crescimento e valorização da modalidade no Brasil. Com apoio institucional e mobilização dos estados, o torneio nasce como vitrine de talentos e símbolo do compromisso com a igualdade de gênero no esporte.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X